Cenas de um aceno

“aceno”, com a minúsculo mesmo, é o batismo de fogo e gelo, do jornalista Maron Filho, livro recheado com poemas lapidados ao longo de 10 anos. Lançamento, amanhã, às 17h, no boteco, perdão, espaço cultural, “Cannibals Bar”, no Santa Efigênia. Acompanhado de violão e amigos músicos, Maron lerá algumas odes, dividindo a apresentação com canções autorais, vitrine de sua trajetória pessoal e artística.

Cenas de tédio

Rapaz valente e caprino, como cantaria Vinicius de Moraes, Maron dividiu seu primeiro filho em três partes (“as quatro instâncias do tédio”, “visitas ao libreto” e “esquecer quem me descobre”). A obra foi concebida em 2016, durante uma viagem a São Paulo, capital. Na tripartição e respectivos temas, poemas antigos e novos, direcionados às seções.

 

A idealizadora do "Congresso Confeitar Minas", Danielle “Formigueiro” Neves", dia 26, no MinasCentro
Foto: Divulgação/Confeitar

 

Cenas bárbaras

Escrita, reescrita, amputada, acrescida; depois de longa e “tenebrosa” depuração - da tomada de coragem de pôr no mundo o que foi cultivado intimamente - Maron reencontrou, por acaso, um amigo, Antônio de Andrade, que comanda a “Livr_: Impressões”, editora independente de Belo Horizonte. Primeiras impressões e acenos: título com letra minúscula e editora criativamente “banguela”. Promete!

 

Cenas cúmplices

O reencontro com Andrade, mais do que a parceria, resgatou uma amizade de infância, que, “pela lei natural dos afastamentos e reencontros”, ficou suspensa por cerca de 20 anos. Os lances e a significação sensível dessa reaproximação estão descritos com acuro e afeto no prefácio do livro, assinado pelo amigo reencontrado, do qual vem a citação: o livro foi do íntimo ao íntimo e assim pretende seguir - sendo aceno – apesar de público. Recomendamos e lá estaremos.

Feijoada do Bem

Ótimas companhias, suculentos pratos, bebidas pecaminosamente geladas e fazendo o bem! A “1ª Feijoada Solidária”, do Programa Minas Tênis Solidário – PMTS, acontece amanhã, das 12h às 17h, no Minas 1, em parceria com o grupo “Pais do Bem”. Sabor, música e solidariedade, arrecadando recursos para as instituições atendidas pelo programa.

Feijoada Boa

Comida à vontade - feijoada e petiscos - além de bar aberto. Para trazer mais animação, o grupo “Ali de Mineiro”, com muito samba. Os ingressos podem ser adquiridos na Central de Atendimento do Minas (exclusivo para sócios) ou na sala do PMTS, localizada no 11º andar do Centro de Facilidades do Minas 1. Não fique de fora, caia de boca!

O novo diretor financeiro da Usina Coruripe, Rafael Venâncio de Oliveira. Foto: Divulgação/Usina Coruripe

 

Cinema Geral

De 23 a 29 de setembro, BH recebe a “19ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte” e o “16º Brasil CineMundi – Evento de Mercado do Cinema Brasileiro”. Programação gratuita que abrange exibições, debates e atividades formativas, conectando o cinema brasileiro à produção internacional, com destaque para a América Latina.

Cinema Amplo

As atividades, que ocupam oito espaços culturais, convidam o público a experimentar o cinema em diálogo com a própria BH; seus atrativos culturais e turísticos, como o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, a Praça da Liberdade, o Mercado Central e, nos arredores, o Instituto Inhotim, em Brumadinho.

Cinema Irrestrito

A “Mostra CineBH” será realizada no Palácio das Artes (Cine Humberto Mauro, Sala Juvenal Dias, Teatro João Ceschiatti e Galeria Aberta Amilcar de Castro), Cine Theatro Brasil, Teatro de Câmara, Sala de Cinema Minas Tênis Clube, Cine Santa Tereza, Teatro Sesiminas, Casa da Mostra e Praça da Liberdade.

Em boas mãos

A Usina Coruripe, uma das maiores empresas do setor sucroenergético no país, tem mudanças no quadro executivo. Rafael Venâncio de Oliveira é o novo diretor financeiro, Toni Santos, diretor agrícola e César Pimenta, gerente executivo de fornecedores, marcando avanços na integração das unidades e no fortalecimento de áreas estratégicas.

Mãos financeiras

Fala Venâncio: “minha trajetória na Coruripe deu uma compreensão profunda da estratégia corporativa e da interlocução com “stakeholders”. Isso me permite conectar as demandas operacionais às expectativas do mercado, sustentando o crescimento com disciplina e visão de longo prazo”.

Paraíso do açúcar

Voltado a confeiteiras que desejam transformar a produção caseira em negócio estruturado, o “4º Congresso Confeitar Minas” estará, dia 26, no Minascentro. Na programação das 8h às 21h, palestras, concursos, degustações e vivências. A expectativa é reunir 1.600 participantes, incluindo caravanas de diversas regiões do estado.

Mãos de açúcar

Entre os palestrantes confirmados estão chefs de destaque no cenário nacional, como Ana Costa, Nani Magalhães, Beca Milano, Renata Penido e Nathalia Lares. Danielle “Formigueiro” Neves, idealizadora do evento, falará sobre o resgate de sonhos adiados e a importância de reconhecer e valorizar a própria trajetória empreendedora.

Congresso de açúcar

Segundo a Zupgo e a Associação Brasileira de Comércio de Artigos para Festas, 85% das confeitarias brasileiras funcionam em residências, 69% dos profissionais atuam sozinhos e 55% têm a atividade como única fonte de renda. Assim, o “Congresso Confeitar” é uma plataforma de fortalecimento da confeitaria como profissão e negócio.

Dona do açúcar

“A mulher que empreende em casa muitas vezes não se enxerga como empresária. Ela tem um produto, mas não sabe como posicioná-lo. Queremos mostrar que é possível viver da confeitaria com planejamento, estratégia e coragem para se reconhecer como empreendedora”, afirma Danielle. Bravo