Há três anos, correr 10 quilômetros parecia impossível para Ana Paula Dias, 48 anos, por causa de um quadro de obesidade. Em 2022, ela iniciou um tratamento e foi submetida a uma cirurgia bariátrica para reduzir o peso corporal. A vontade de vencer essa batalha não a deixou acomodada. Rapidamente, Ana encontrou na corrida uma forma de potencializar a perda de peso, trazendo alegria e satisfação em meio ao processo de cura. Hoje com 50 kg eliminados, ela participou da primeira Corrida O TEMPO, no Mirante do Belvedere, região Centro-Sul de Belo Horizonte, na manhã deste domingo (10/8).
“Senti a energia de que preciso fazer mais por mim, não só academia. Procurei um esporte, conheci a corrida e me apaixonei. Comecei com 5 quilômetros e agora corro 10. Não me preocupo com pace, levanto do sofá e vou embora. Precisamos sair da zona de conforto, isso é saúde. Olha a Corrida O TEMPO, maravilhosa. Estou amando, muito organizada, até passei maquiagem”, brinca.
Histórias de superação como a de Ana Paula se multiplicaram na corrida. Entre os participantes, Cássia Gonçalves Mendes, 42 anos, também encontrou no esporte um caminho para transformar a própria vida e recuperar a autoestima. "É minha terapia. Vai fazer agora um ano que comecei a correr, e foi uma virada de chave para minha saúde e nova vida. É onde eu acho motivação, desafogo mágoas e resolvo os meus problemas", revela.
A atleta ressalta a importância de eventos que incentivem a corrida de rua em BH. "Aqui é o lugar que mais tem corrida, e isso faz com que as pessoas vão atrás de uma melhor qualidade de vida. Precisamos incentivar eventos como esse, que é muito gostoso", afirma.
Entre os relatos ouvidos na Corrida O TEMPO, alguns mostram como o esporte não apenas fortalece o corpo, mas também salva a mente. Foi assim com Vini Murta, coordenador do projeto Atleta por Propósito, que encontrou nas passadas um aliado contra a depressão e a síndrome do pânico. "O esporte salvou literalmente minha vida. Em 2019, me desafiei e comecei no triathlon, sem saber nadar, sem técnica de corrida ou ter subido em bicicletas. Justamente para mostrar para as pessoas que, seja qual for a sua adversidade, ela não precisa pensar em tirar a própria vida", conta.
A trajetória de Murta deu origem ao projeto Atleta por Propósito, que incentiva pessoas a superarem problemas de saúde mental através da prática de atividade física. "Fazer seu treino para inspirar outras pessoas. Neste ano, lançamos o movimento Quilômetro pela Vida, que nasceu aqui em BH, em apoio à saúde mental e na prevenção ao suicídio", afirma.
A presidente da Sempre Editora, Marina Medioli, explica que o incentivo ao esporte é um dos pilares do Grupo Sada. “Desde a formação de atletas ao incentivo ao esporte, o grupo tem o Sada Cruzeiro com escolinhas todas gratuitas, ofertadas para mais de 3 mil alunos. O esporte está na base porque tira os meninos do estado de ócio e traz para um ritmo de disciplina, de atividade de grupo e interação, que é fundamental para a saúde física e mental”, pontua.
Veja os três primeiros colocados em cada prova:
5 km - Feminino
- Rosimeire Chavier 22.55
- Verlene Ornelas 23.1
- Lorena Cristina 23.37
5 km - Masculino
- Diogo Sclebin 16.59
- Kennedy Ribeiro 17.51
- Lucas Silva 18.09
10 km - Feminino
- Ana Carolina de Almeida 49.10
- Claudia Gonçalves 50.16
- Gisele Gosta 51.07
10 km - Masculino
- Adriano Pereira 33.37
- Igor Teixeira 36.07
- Jânio Alves 36.56
Realização e apoios
A Corrida O TEMPO foi apresentada pelo Grupo Projeta, com organização da TBH Esportes, o oferecimento da Prefeitura de Belo Horizonte, do governo de Minas e da Copasa, com o apoio das seguintes marcas: Aritana, Baldini, Be Nature, Bio Extratus, Bold, Coffee Mais, Colonial, Dailus, Feel Gold, GH Derma, Grupo Artesanal, Malluf S.A, Mega Chips, Lavitan, Pemont Farma, Quatree Pet, Single Body, Tuut, Velocity, Vilma, Vitafor, Xeque Mate, Bruder e Chopp Já.
Apoio médico: Mater Dei