Após fazer história ao se classificar para as oitavas do Australian Open juvenil, a tenista Victoria Barros foi derrotada nesta terça-feira (21) pela japonesa Shiho Tsujioka. Três anos mais nova que a adversária, a brasileira de 15 anos se despede da competição com sua melhor posição no ranking juvenil e a perspectiva de um futuro brilhante no tênis.
A última partida de Victória na Austrália foi realizada na quadra 13 de Melbourne Park. A atleta japonesa parou a ascensão da brasileira ao vencer por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (10-8) e 6/0. O resultado poderia ter sido diferente, visto que, no primeiro set, Barros salvou quatro set-points seguidos.
Contudo, mesmo com a derrota, o desempenho de Victoria deve ser celebrado pelos amantes do esporte no Brasil. Isso porque foi a primeira vez desde 2013 que uma atleta do Brasil alcançou as oitavas de final de um torneio major juvenil (a última tinha sido Bia Haddad). E para a potiguar esse foi apenas o seu terceiro Grand Slam disputado.
Na 41ª posição do ranking juvenil, ela possui a perspectiva de melhorar bem a sua colocação, visto que receberá 180 pontos pelo desempenho no Australian Open. Shiho Tsujioka por sua vez está posicionada na 81ª do ranking.
Victoria Barros, do Beach ao Tênis
Nascida no Rio Grande do Norte, Victoria Barros desponta como um fenômeno desde cedo. A ainda jovem promessa começou no esporte com 6 anos, quando acompanhava sua mãe na prática de um esporte ‘primo’ do seu: o apaixonante Beach Tenis.
A potiguar então se apaixonou pela modalidade e rapidamente se destacou. Desde 2023 ela é apadrinhada por Patrick Jean André Mouratoglou, grande treinador de Serena Willians e outros tantos atletas. Para se desenvolver, Barros se mudou para a França, onde treina em uma das maiores academias de tênis do mundo, em Nice. No coração da Europa, divide quadra com Tsitsipas, Holger Rune e Coco Gauff, atletas que treinam no mesmo lugar.