A brasileira Beatriz Haddad Maia, número 1 do país e atual 20ª colocada do ranking da WTA, teve mais uma amarga derrota nesta quarta-feira (20) e se despediu logo na estreia do WTA 250 de Monterrey, no México. A paulistana foi superada pela tcheca Marie Bouzkova (53ª) por 6/3 e 6/4, em 1h58 de partida.
Apesar do retrospecto favorável – Bia havia vencido quatro dos cinco confrontos anteriores contra Bouzkova –, a brasileira não conseguiu impor seu jogo. Com apenas 1 ace e 57% de aproveitamento no primeiro serviço, Haddad Maia foi pressionada pela consistência da rival, que terminou a partida com 4 aces e 77% de aproveitamento no primeiro saque.
O revés amplia o momento delicado da número 1 do Brasil: esta foi a quarta derrota consecutiva em estreias, após Wimbledon, Toronto, Cincinnati e agora Monterrey.
No ranking, a queda deve custar caro. Como defendia 163 pontos conquistados em Cleveland no ano passado, Bia deve perder ao menos duas posições e pode sair do top 20 mundial, onde vinha se mantendo desde 2023.
Já Bouzkova segue embalada e terá pela frente a croata Antonia Ruzic (89ª), que venceu a italiana Elisabetta Cocciaretto (87ª) por 7/6 (7-2), 2/6 e 6/0.