operação

16 policiais são presos por suspeita de trabalharem para maior bicheiro do Rio

Investigação indica que agentes faziam segurança para Rogério de Andrade, sobrinho de Castor de Andrade

Por Agências
Publicado em 20 de março de 2024 | 16:56
 
 
 
normal

A promotoria do Rio de Janeiro faz uma operação na manhã desta quarta-feira (20) para prender 19 policiais militares e um policial penal supostamente ligados a Rogério de Andrade, denunciado como um dos líderes do jogo do bicho no estado. Até às 11h30 havia a confirmação de 16 prisões.

Em nota, a Polícia Militar afirma que "atua em apoio à equipes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) que estão cumprindo mandados de prisão e busca e apreensão a 18 policiais militares da ativa e um reformado".

Também em nota, a Seap (Secretaria de Administração Penitenciária) afirmou que "o agente preso está inativo desde 2016" e apoia a ação da promotoria.

Os presos foram denunciados por supostamente integrar a segurança armada de Andrade, atual patrono da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel - patrono é quem financia uma escola.

Andrade não está entre os alvos da operação e responde em liberdade, monitorado por tornozeleira, a denúncia sobre liderança de organização criminosa.

"A decisão do STJ que restabeleceu a liberdade de Rogério Andrade corrigiu um erro da Justiça do Rio de Janeiro que havia decretado a prisão com provas extemporâneas ao processo", afirmou em nota André Luís Callegari, advogado de Andrade, quando o suspeito ganhou liberdade, em dezembro do ano passado.

Além dos 20 mandados de prisão pelo crime de organização criminosa, a Justiça expediu mais de 50 mandados de busca e apreensão nas casas dos alvos e em outros endereços ligados ao grupo.

Os agentes presos estão sendo conduzidos para diferentes delegacias da capital e os objetos apreendidos, entre eles dinheiro, estão sendo levados para a sede da Promotoria, no centro da cidade.

(Bruna Fantti / Folhapress)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!