Uma cobra caninana, considerada a serpente mais rápida do Brasil, foi capturada dentro de um berço, na última quarta-feira (7/06) em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. Antes de ser retirada, a serpente foi vista em um cômodo onde estavam mãe e uma bebê e chegou a subir na cama.
Pelas redes sociais, o biólogo Gilberto Duwe, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), responsável pelo resgate, compartilhou imagens da ação. De acordo com o profissional, a cobra tinha mais de 1 metro de comprimento. Segundo ele, a espécie pode passar de 2,5 metros, no entanto, não é peçonhenta.
"Quando ela se sente ameaçada pode morder, mas essa estava bem calminha", disse Duwe.
Com as cores amarela e preta, a caninana é encontrada em praticamente todo o Brasil, com exceção da região dos Pampas, no Rio Grande do Sul. Conforme o Instituto Butantan, ela é mais ativa durante o dia e pode ser encontrada tanto em árvores, quanto no chão. A serpente carinhosamente de “ligeirinha” se alimenta principalmente de pequenos roedores, aves, anfíbios e répteis.
Veja o vídeo:
Uma cobra caninana, considerada a serpente mais rápida do Brasil, foi capturada dentro de um berço, na última quarta-feira (7/06) em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. Antes de ser retirada, a serpente foi vista em um cômodo onde estavam mãe e uma bebê e chegou a subir na cama. pic.twitter.com/xicZiRUBJY
— O Tempo (@otempo) June 8, 2023