Um homem morreu enquanto aguardava atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cidade de Deus, no Rio de Janeiro (RJ), nesta sexta-feira (13/12).

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, os profissionais de saúde relataram que o paciente estava lúcido e entrou andando na unidade, acompanhado por uma pessoa que informou não poder permanecer no local.

Dados do sistema mostram, ainda conforme a gestão Eduardo Paes, que a classificação de risco foi feita às 20h30 e, poucos minutos depois, a equipe médica foi acionada, após o paciente ficar desacordado.

Segundo a secretaria, ele foi levado à sala vermelha para atendimento, mas morreu no local. Os profissionais de saúde constataram parada cardiorrespiratória.

Vídeos do homem sentado e aparentemente já desacordado enquanto aguarda circulam nas redes sociais. Em seguida, ele é levado de maca. Nesse momento, os demais pacientes presentes reclamam que ele havia chegado na unidade gritando de dor e afirmam que houve demora dos profissionais de saúde em atendê-lo. Veja:

A pasta informou que a coordenação da UPA abriu uma sindicância e irá utilizar as imagens e registros nos prontuários para apurar o caso. Informou ainda que todos os profissionais no plantão serão demitidos, responderão a sindicância e serão denunciados aos seus respectivos conselhos de classe. O corpo foi encaminhado para o  Instituto Médico Legal (IML) para que a causa da morte seja apurada.

(Folhapress)