COMPARATIVO DA TRAGÉDIA

Mapa mostra como seria enchente de Porto Alegre em BH e outras capitais

Estudo levou em consideração apenas a extensão da área afetada

Por Pollyana Sales
Publicado em 09 de maio de 2024 | 15:27
 
 
 
normal

Um mapa feito por escritórios de Arquitetura e Urbanismo de Porto Alegre faz um comparativo de como seria a enchente que atingiu a capital gaúcha em outras grandes cidades do Brasil. 


O estudo da Urbideas, Versaurb e do Instituto de Pesquisas Hidráulicas IPH/UFRGS leva em consideração apenas a extensão da área afetada e não é um mapeamento de regiões que poderiam ser inundadas, caso chovesse a mesma quantidade que afetou Porto Alegre, ou seja, 327,4 milímetros de chuva entre 28 de abril e 5 de maio, segundo a MetSul.

O levantamento mostra que se pegássemos todas as ruas e bairros alagados de Porto Alegre e colocássemos em Minas Gerais, pelo menos cinco cidades da grande BH seriam inundadas. Além de Belo Horizonte, Contagem, Ibirité, Ribeirão das Neves e Betim  estariam debaixo d'água. É claro que o relevo da capital mineira, assim como os rios que cortam a cidade são diferentes do Sul. O comparativo leva em consideração apenas a extensão territorial.

Outras capitais do Brasil também foram usadas para o comparativo que dá dimensão da área afetada. Em São Paulo, maior cidade da América Latina, a mancha de inundação também impressiona. Não só a capital seria alagada, mas também a região metropolitana como Guarulhos, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Osaco e Barueri.

Veja como ficaria a enchente de Porto Alegre em São Paulo
Veja como enchente de Porto Alegre afetaria São Paulo- Crédito: Urbideas/ Versaurb / Instituto de Pesquisas Hidráulicas IPH/UFRGS

 

O comparativo leva em consideração apenas a chuva na Região Metropolitana de Porto Alegre, mas praticamente todo o estado do Rio Grande do Sul foi afetado pela tragédia. Algumas cidades do interior tiveram até 800 milímetros de água acumulada nos últimos dias, segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).


Até o momento, foram contabilizadas pela Defesa Civil Estadual 107 mortes e 136 pessoas desaparecidas. São 1,47 milhão de pessoas afetadas de alguma forma e 425 cidades atingidas.

Veja o comparativo em outras capitais do Brasil:

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!