O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo, está temporariamente fechado nesta segunda-feira (12). Um voo de carga passou por problemas com a explosão dos pneus. Com isso foi preciso fazer um pouso de emergência.
Trata-se de um boeing 737-4, da Modern Logistics. A assessoria de comunicação do terminal informou que não há previsão de retomada dos pousos e decolagens. A ocorrência foi registrada às 15h33, quando o pouso foi realizado. Apesar do susto, não houve feridos, segundo o aeroporto.
"Todos os procedimentos de segurança foram acionados e equipe de Bombeiros e a ambulâncias estavam posicionados para acompanhar o pouso. A concessionária acionou o Centro de Gerenciamento de Crises para avaliar e mitigar os impactos", informou a Aeroportos Brasil, que administra Viracopos.
"A aeronave teve o pneu estourado ao decolar de Viracopos por volta das 12h32 desta segunda-feira e realizou procedimento para queimar o combustível durante cerca de duas horas. O piloto da aeronave declarou emergência e o pouso ocorreu por volta das 15h31. Durante a aterrisagem, outro pneu do lado esquerdo foi estourado e o trem de pouso foi danificado", complementou a empresa.
Até às 16h40, não havia previsão de retomada das atividades e nem a previsão de quantos voos foram impactados. "A situação está sendo avaliada no momento e os voos estão sendo alternados para outros aeroportos. Ainda não há previsão sobre o horário de liberação da pista", disse a concessionária.
De acordo com o FlightRadar, a média de atraso dos voos que pousam nesta tarde em Viracopos é de 36 minutos. O sistema contabiliza 28 voos atrasados e seis cancelados.
Nas decolagens, o tempo médio de atraso é de 28 minutos. São 50 viagens atrasadas e cinco canceladas.
A reportagem entrou em contato com a Modern Logistics. A empresa afirmou que o pouso foi feito de forma segura, dentro das normas da aviação. Pela manhã, uma aeronave da Azul apresentou os mesmos problemas e fechou o Aeroporto Internacional de Florianópolis.