A grande maioria dos leitores do portal O TEMPO (wwww.otempo.com.br) é contra a volta do horário de verão no Brasil, que está suspenso desde 2019. Enquete que ficou no ar entre 11/09 e 15/09, com a pergunta "O governo Lula considera retomar o horário de verão no Brasil Você é a favor ou contra?", foi respondida por 5.278 internautas. Desses, 71,28% reprovaram o plano do governo.
O Ministério de Minas e Energia avalia retomar o horário de verão como forma de tentar evitar um racionamento de energia, que está no horizonte em razão da seca extrema que atinge o país. O horário de verão é uma das alternativas na mesa do governo, que também já ampliou autorizações para o funcionamento de usinas termelétricas a gás. A seca também já causou o aumento da bandeira da conta de luz, que está no patamar vermelho atualmente. O ministro da Pasta, Alexandre Silveira, disse nesta segunda-feira, 16, que "muito provavelmente" deve propor à Casa Civil o retorno do horário de verão no país, sem mencionar data. Ele declarou também que "não há tempo" para "decretar" no curto prazo e, se ocorrer, será com um amplo planejamento. Nos anos em que vigorou, o horário de verão começava geralmente em meados de outubro e terminava no fim de fevereiro.
O que é o horário de verão
Prática adotada em diversos países, o horário de verão consiste em adiantar os relógios em uma hora, para tentar aproveitar melhor a luz solar durante os meses mais quentes do ano. Ao final do período, os relógios retornam 1h, voltando ao 'horário normal'.
Para que serve o horário de verão
Com os relógios adiantados em uma hora, o dia possui um pouco mais de luz solar, algo que pode impactar na economia de energia (com iluminação e ares condicionados, por exemplo) e, consequentemente, menor uso de água.
Quando o horário de verão começou
Foi em 1931 que o Brasil instaurou o horário de verão pela primeira vez, o realizando praticamente todos os anos. 88 anos depois, o governo de Jair Bolsonaro (PL) suspendeu a prática (2019), alegando que a economia de energia não era considerável e as mudanças poderiam trazer problemas de saúde à população.
Por que o governo estuda retornar com o horário de verão
Em 2024, o Brasil enfrenta a pior seca de sua história desde que se há registro pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). No Norte do país, os rios Madeira e Negro estão em um dos níveis mais baixos, e comunidades já sofrem com isolamento e obstáculos no abastecimento. Até mesmo Manaus, capital do Amazonas, já sofre com as consequências.
Quais regiões do Brasil adotam o horário de verão?
Com suas proporções continentais, não são todas as regiões do Brasil que adotam o horário de verão, apesar de ocorrer na maioria delas. Os estados que não adiantam os relógios ficam nas regiões Norte e Nordeste, com exceção de partes da Bahia e do Sergipe, mesmo com os impactos sendo menores por lá devido às próprias características dos locais.