A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu, no último domingo (1/9), um alerta laranja para onda de calor na capital mineira, alertando os moradores para redobrar a atenção com a saúde e hidratação. Dois dias antes, um alerta amarelo para tempo seco também tinha sido emitido.

As cores dos alertas da Defesa Civil possibilitam indicar a gravidade de eventos meteorológicos em um determinado local, indo risco moderado a muito alto. Além disso, para outros, há a indicação de quanto tempo o evento pode durar. Entenda:

Entenda as cores dos alertas da Defesa Civil

Alerta amarelo

O alerta amarelo indica um risco moderado. Ele significa que uma determinada situação meteorológica, como a baixa umidade do ar, tem o potencial de se tornar perigosa. 

Alerta laranja

Já o alerta laranja significa um risco alto para as pessoas e o local. A situação, como a onda de calor, é perigosa. No caso de Belo Horizonte, o alerta emitido no último domingo vale até a próxima quarta-feira (4/9).

Alerta vermelho

É a situação mais perigosa entre as três, indicando um risco iminente, com eventos de intensidade excepcional. Os cuidados devem ser imediatos.

Veja como se proteger durante os alertas de tempo seco e de onda de calor

Além dos alertas amarelo, laranja e vermelho, a Defesa Civil também indica cuidados que as pessoas podem tomar para ficarem protegidas nesses eventos variados. Durante a atual onda de calor e tempo com baixa umidade, a entidade reafirma que a hidratação é a principal aliada. Além disso, é importante evitar exposição direto ao sol em horários críticos, entre 10h e 16h.

Veja:

  • Hidrate-se;
  • Evite a exposição direta ao sol, em especial, entre 10h às 16h
  • Use chapéu e óculos escuro e aplique protetor solar
  • Diminua os esforços físicos e mantenha os ambientes arejados
  • Faça refeições leves e evite bebidas alcoólicas
  • Evite a permanência de crianças, pessoas doentes ou idosos em veículos expostos ao sol.