O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) realizou uma operação que resultou na apreensão de 675 kg de produtos considerados impróprios para consumo, incluindo um frango vencido há oito anos na cidade de Alecrim. A operação ocorreu na quarta-feira (8/10), durante cumprimento de mandado judicial na residência de um comerciante local, que funcionava como extensão do depósito de seu mercado.

A fiscalização deu continuidade a uma operação iniciada na terça-feira (7/10), quando foram apreendidas cerca de 25 t de produtos inadequados, incluindo bebidas irregulares sem origem, rótulos adulterados ou com validade expirada, no mesmo município.

Entre os itens apreendidos na quarta-feira estavam diversos tipos de alimentos, como vinho, cachaça, banha, ovos, mel, queijo, feijão, leite e carne sem procedência comprovada. Os agentes também encontraram álcool com comercialização proibida e medicamentos vencidos.

A operação foi motivada por suspeitas de venda de produtos impróprios para consumo, que poderiam oferecer riscos à saúde pública. A ação faz parte de uma investigação mais ampla sobre a venda de alimentos e bebidas em condições inadequadas na região.

A fiscalização contou com a participação de servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS), da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), da Secretaria Estadual da Saúde e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM).

A operação terá continuidade com a análise dos produtos apreendidos e possíveis investigações sobre outros estabelecimentos que possam estar comercializando itens impróprios para consumo na região.