vacinação

Anvisa amplia prazo de validade para vacinas contra Covid-19 da Pfizer

Lotes de imunizantes monovalentes e bivalentes passam a ter prazo de validade de 24 meses


Publicado em 08 de setembro de 2023 | 15:19
 
 
 
normal

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a aplicação do prazo de validade de 24 meses aos lotes da vacina Comirnaty monovalente e bivalente contra a Covid-19, fabricada pela Pfizer/Wyeth, em todas as suas apresentações, já importados e distribuídos pelo Ministério da Saúde, independentemente do prazo de validade impresso na embalagem da vacina (12 ou 18 meses).

A decisão foi tomada pela diretoria colegiada da Anvisa na terça-feira (5). Na prática, a medida autoriza seis meses adicionais de validade para as vacinas rotuladas com validade inicial de 18 meses e mais 1 ano para aquelas que tinham validade de 12 meses. “Os objetivos principais dessa autorização excepcional são agilidade e ampliação da oferta de vacinas à população brasileira”, informou a Anvisa. 

Para que a população e os profissionais de saúde não fiquem com dúvidas em relação aos imunizantes, a Pfizer afirmou que disponibiliza informação atualizada das datas de validade por lote em seus canais -  Fale Pfizer: 0800 016 0625 (segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h30, exceto feriados) e pelo site institucional da farmacêutica.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!