Risco de Intoxicação

Anvisa emite alerta sobre o uso incorreto dos produtos de limpeza

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária condenou as misturas de materiais, prática que levou três pessoas a se intoxicar durante a higienização de hospitais


Publicado em 17 de setembro de 2023 | 08:00
 
 
 
normal

Após três casos de intoxicação de funcionários de hospitais por mistura indevida de produtos de limpeza, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre o perigo de não seguir as instruções dos fabricantes sobre o uso desses materiais. 

Os casos foram registrados em maio e estavam associados ao uso incorreto de produtos à base de quaternários de amônio, biguanida e hipoclorito a 1%. 

Os trabalhadores intoxicados tiveram irritação na pele e nos olhos, ardência no nariz, dor de cabeça, além de vermelhidão na pele e lesões relacionadas à coceira por todo o corpo.

“Além de respeitar, rigorosamente, as instruções do fabricante com relação às condições de uso dos saneantes, é fundamental evitar misturas e/ou interações indevidas de produtos químicos diferentes durante a limpeza e a desinfecção de ambientes hospitalares”, afirmou a Anvisa em nota.

No mês passado, outro caso de intoxicação por produtos de limpeza foi divulgado na imprensa. A estudante de publicidade e propaganda, Maria Luiza Rodrigues, de 20 anos, passou mal e precisou ser socorrida às pressas após misturar produtos químicos enquanto lavava o banheiro de casa, em Cuiabá (MT). A jovem precisou tomar injeções de adrenalina e antialérgicos na veia.

Há três anos, o brasiliense Tiago Haka, de 36 anos, trabalhava como recepcionista de um hotel em São Paulo. Ele perdeu o emprego no início da pandemia de Covid-19, quando o comércio precisou fechar para evitar a propagação do coronavírus. Sem ter como pagar as contas, decidiu fazer faxinas e postar dicas de limpeza na internet. No ano passado, o trabalho dele viralizou na internet e Haka tem hoje 51 mil seguidores apenas no Instagram.

Tiago Haka

“Eu viralizei há um ano dando dicas de limpeza e de produtos. Eu era recepcionista de hotel e também acabei pegando gosto pelo mercado da limpeza. Agora vou fazer um intercâmbio (na Irlanda) graças à faxina. Também consegui terminar uma graduação por conta do meu trabalho. Quero me especializar cada vez mais, estou indo para a Europa estudar inglês, mas também quero fazer especialização em limpeza para voltar com mais conhecimento ao Brasil”, conta Haka. 

 

Segundo Tiago Haka, as pessoas devem ler bem os rótulos dos produtos de limpeza e evitar misturá-los, pois há risco de intoxicação, principalmente quando há uso da água sanitária. 

 

“Não precisa de tantos produtos, nem gastar muito. É necessário ter apenas o básico e saber boas técnicas de limpeza. Não adianta nada você ter vários produtos e não saber utilizar da forma correta. Você deve ter na sua detergente e desengordurante, que conseguem ser muito eficazes na limpeza de casa, e ler os rótulos. É preciso entender que essa prática é melhor do que qualquer misturinha caseira e milagrosa”, explica o influenciador.

Confira abaixo algumas dicas de limpeza de casa do influenciador digital Tiago Haka:

Banheiro

Segundo Tiago Haka, não é preciso fazer qualquer mistura de produtos para limpar o banheiro. É só ler o rótulo e entender quando usar cada um deles. “Apenas o detergente ou o desengordurante e um desinfetante já são suficientes para fazer uma boa limpeza. Esta questão da mistura está muito mais impregnada na nossa cultura do que no próprio efeito dos produtos”. 

A água sanitária, segundo ele, deve ser usada somente em lugares muito específicos, como “nos ralos e dentro do vaso sanitário, que são lugares mais contaminantes”. E ela nunca deve ser escolhida para a limpeza do piso ou do vidro do box, pois é muito abrasiva. Outra dica do influencer é não esquecer de usar luvas para proteger a pele dos produtos químicos. 

 

Cozinha

Para a limpeza da gordura no piso e em azulejos, a dica é usar desinfetante com o auxílio de água quente. “Se a gordura estiver muito impregnada, aí você pode usar um desengordurante”, orienta Tiago Haka. E ele lembra que o ideal é usar produtos sem cheiro na cozinha, pois é um local que tem alimentos. 

Já para limpar os armários, o influenciador recomenda apenas o uso de um pano úmido com duas gotinhas de detergente. “Se não tiver nenhuma mancha, você pode usar apenas um pano úmido ali mesmo. E é isso”. 

E caso haja uma crosta de gordura em alguma parte da cozinha, difícil de ser removida apenas com o produto, a solução é usar um raspador simples de plástico “Até um cartão de crédito antigo, sem uso, serve para retirar essa crosta de gordura”.

 

Piso

A limpeza de pisos laminados e de madeira deve ser feita apenas com um pano úmido e um pouquinho de detergente. “Você pode usar apenas um pano úmido com duas gotinhas de detergente. Não pode encharcar porque esses pisos não podem ver muita água”. 

Já para os outros pisos, é possível usar mais água. “Uso a água para esfregar também com detergente, aí não preciso fazer tanto esforço. Agora, se o piso estiver manchado, tem que fazer a pesquisa de produtos específicos para aquele tipo de piso específico”, afirma Haka. 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!