Pernambuco

Anvisa identifica surto de 'superfungo' Candida auris no Brasil

Apesar de ser classificado como 'surto', a detecção ocorreu em apenas um pacienta; Outra ocorrência suspeita também é investigada

Por Lucas Negrisoli
Publicado em 12 de janeiro de 2022 | 17:40
 
 
 
normal

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou, nesta quarta-feira (12), que um terceiro surto do “superfungo” Candida auris foi confirmado nessa terça-feira (11) no Brasil. Caso foi registrado em um hospital do Sistema Único de Saúde (SUS) de Recife, em Pernambuco. Apesar de ser classificado como “surto”, a detecção ocorreu em apenas um paciente. Outra ocorrência suspeita também é investigada. 

No texto do alerta oficial, o órgão explica que, no último dia 3, recebeu uma notificação de suspeita de manifestação do 'superfungo' em uma paciente de 60 anos e um paciente de 67 anos. Os dois, assim como a unidade de saúde onde estavam internados, não foram identificados. 

“É importante esclarecer que, apesar de no momento haver só um caso confirmado e outro em análise no Brasil, pode-se considerar que há um surto de Candida auris porque a definição epidemiológica de surto abrange não apenas uma grande quantidade de casos de doenças contagiosas ou de ordem sanitária, mas também o surgimento de um microrganismo novo na epidemiologia de um país ou até de um serviço de saúde – mesmo se for apenas um caso”, destaca.

A agência pontua que desde a identificação do primeiro caso no Brasil adotou medidas de controle e precaução. “A Coordenação Estadual de Prevenção e Controle de Infecção de Pernambuco foi notificada a respeito do caso suspeito, realizou visita técnica ao hospital e está prestando orientações, monitorando o surto e apoiando as ações de prevenção e controle de infecção”, afirma.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!