MAIS VELHO DO MUNDO

Brasileiro conhecido como “terror do INSS” tem chance de entrar para o Guinness

Família do aposentado Andrelino Vieira da Silva, de 121 anos, porém, não se interessa pelo recorde e se preocupa apenas com o bem-estar dele

Por Nubya Oliveira
Publicado em 27 de maio de 2022 | 14:00
 
 
 
normal

O venezuelano Juan Vicente Mora, declarado a pessoa mais velha do mundo pelo Guinness World Records completa 113 anos nesta sexta-feira (27). Mas, será que ele é realmente o mais antigo ser humano vivo no mundo?  Um personagem brasileiro tem a chance de mudar esse recorde. Andrelino Vieira da Silva fez 121 anos no dia 3 de fevereiro deste ano. O morador da cidade de Aparecida do Goiânia, em Goiás, poderia assumir o primeiro lugar da lista do Guinness, mas a família afirma que não tem essa intenção. 

Questionada se os familiares nunca pensaram em inscrever o aposentado no livro dos recordes, a nora dele, Antônia do Carmo de Souza Santos, de 59 anos, é enfática ao afirmar que não. “A gente nunca pensou nisso. Na verdade, nem fazemos ideia de como é feito. Nossa preocupação é o bem estar dele, só queremos que ele esteja bem,” declarou. 

Antônia conta que a fama que o sogro ganhou depois que descobriram a idade dele, e o apelidaram de “terror do INSS”, às vezes o incomoda. “A pessoa nessa idade não gosta de fazer algumas coisas. Às vezes, ele nem entende a movimentação. Então, a gente prefere deixá-lo tranquilo,” ressaltou.

Enquanto conversávamos com Antônia, ela estava indo com ele até uma agência bancária para resolver uma situação. “Ele está lúcido, super bem. Conversa e se movimenta normalmente, só não está escutando 100%,” disse a nora. 

Prova de vida 

Andrelino nasceu no ano de 1901, em Anicuns, na região central de Goiás. O aposentado foi casado, teve sete filhos, sendo que cinco estão vivos. Além disso, ele tem 13 netos, 16 bisnetos e um tataraneto. De acordo com Antônia, ele tem toda a documentação original que comprova a data de nascimento. 

andrelino

Como se inscrever para o livro dos recordes

Caso algum familiar ou amigo do senhor Andrelino opte por inscrevê-lo no Guinness World Records, ou qualquer outra pessoa que esteja interessada em fazer parte da lista mundial, deve-se seguir um passo a passo. A reportagem entrou em contato com os responsáveis pelo "livro dos récordes". Segundo eles, o primeiro passo é preencher uma solicitação no site do Guiness e enviar comprovantes que validem as informações declaradas. 

“Dentro de nosso processo de inscrição, fornecemos ao candidato diretrizes que são específicas para aquela categoria de registro e que devem ser seguidas, para se qualificar. No caso do título de homem vivo mais antigo, a prova é muito importante,” informou Kylie Galloway, consultora de relações públicas das Américas do Guinness World Records. 

O processo padrão de análise da solicitação pode levar de 12 a 15 semanas de apresentação. “Uma vez recebido e revisado, nossa Equipe de Gerenciamento de Registros então confirmará o sucesso ou fracasso do candidato para o título de registro. Especificamente, a evidência para a pessoa mais velha que vive (homem) é examinada pelo Consultor Sênior do Guinness World Records para Gerontologia, Robert D Young (EUA),” destacou Kylie. 

Se o candidato quiser antecipar o resultado da análise do processo, ele deverá pagar por uma "Candidatura Prioritária”, que sairá no prazo de cinco dias úteis. 

Os preços determinados, sem as taxas, são: 

  • Para títulos existentes: 500 libras, cerca de R$ 4.004 
  • Para títulos novos: 650 libras, cerca de R$ 5 mil na conversão direta

O Guinness informou que não paga por título concedido nem cobre qualquer tipo de despesas do candidato.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!