acusadas de cartel

Cade negocia acordo com empresa envolvida no esquema da Petrobras

Entre as punições previstas para empresas condenadas pelo Conselho por formação de cartel estão multas que podem chegar a 20% do faturamento anual

Por DA REDAÇÃO
Publicado em 18 de novembro de 2014 | 16:58
 
 
 
normal

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) negocia com o grupo Setal um acordo de leniência, o que poderá garantir à empresa imunidade --administrativa e criminal-- se as acusações de cartel em licitações da Petrobras forem comprovadas pelo conselho. O acordo inclui executivos da empresa.

Entre as punições previstas para empresas condenadas pelo Cade por formação de cartel estão multas que podem chegar a 20% do faturamento anual. A reportagem apurou que, no caso do escândalo da Petrobras, a penalidade pelo conluio deve superar a maior multa já aplicada pela autarquia, que foi de R$ 3 bilhões para o cartel do cimento.

O Ministério Público Federal já havia fechado um acordo de delação premiada com o grupo Setal. Foi o primeiro entre as empresas envolvidas no esquema de corrupção na Petrobras investigado na Operação Lava Jato. Dois executivos da Setal, Augusto de Mendonça Neto e Julio Camargo, também já haviam assinado delações individuais com a Procuradoria. A empresa tem contratos de mais de R$ 4 bilhões com a Petrobras.

A diferença entre os dois acordos é que a negociação com o Cade restringe-se às investigações sobre prática de cartel, que é a área de atuação do conselho. Já o Ministério Público e Polícia Federal investigam outros crimes, como lavagem de dinheiro e corrupção.

De acordo com a lei antitruste, somente uma empresa que participa do cartel pode ser beneficiada pelo acordo de leniência. As demais integrantes do esquema só poderão ser atendidas por outro instrumento, que é o Termo de Compromisso de Cessação de Conduta (TCC). Neste caso, as empresas precisam confessar a prática de conluio, colaborar com as investigações e ainda pagar uma contribuição.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!