Universidade

Calouros sofrem queimaduras de 1º e 2º grau, e aluna desmaia em trote na UFPR

A Polícia Civil afirma que os alunos jogaram um produto, ainda não identificado, na pele dos calouros

Por O TEMPO
Publicado em 31 de março de 2022 | 16:21
 
 
 

Ao menos 21 calouros do curso de medicina veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no campus de Palotina, Oeste do Estado, sofreram queimaduras pelo corpo após um trote. O caso foi registrado na noite dessa quarta-feira (30). A Polícia Civil afirma que o evento foi organizado por alunos veteranos e que investiga a ocorrência. A instituição pontua que os alunos jogaram um produto, ainda não identificado, na pele dos calouros. 

A substância estava dentro de garrafas de creolina. Pedro Lucena, delegado responsável pelo caso, afirmou ao “G1” que parte das vítimas registraram boletim de ocorrência e relataram que tiveram que pedir dinheiro nas ruas da cidade, além de terem sido obrigadas a se ajoelharem em um terreno baldio, onde o líquido foi derramado. Três suspeitos foram identificados, conforme a Polícia Civil. A UFPR informa, em nota, que abriu um processo administrativo para investigar o caso. 

"Me solidarizo com os calouros e suas famílias, que deveriam estar em um momento de comemoração, alegria e não de dor. Porém, ressalto que a UFPR está indignada e que tomaremos rigorosas e imediatas medidas de apuração de responsabilidades, na medida que temos tolerância zero com relação ao trote violento e todas as demais formas de violência física, verbal ou mesmo simbólica”, declarou o reitor Ricardo Marcelo da Fonseca, em nota divulgada nesta quinta-feira (31).

Parte dos calouros foram encaminhados ao Hospital Municipal de Palotina. A instituição de saúde informa que houve queimaduras de 1º e 2º grau. Uma aluna desmaiou depois de inalar a substância. Vinte e um alunos estiveram no hospital receberam alta na quarta-feira. A jovem que perdeu a consciência foi liberada nesta quinta-feira.

“O estudante ou membro da comunidade que presenciar qualquer ato violento, discriminatório ou constrangedor com relação à recepção dos calouros pode realizar denúncia pelo telefone 41-984021131 ou por meio dos endereços de e-mail alertatrote@ufpr.br e acolhe.sipad@ufpr.br”, informa a universidade. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!