Análise

Caso de coronavírus em SP não acende alerta em Minas, diz infectologista

Estado trabalha hoje com o nível 1 de enfrentamento (o mais baixo de três níveis), que envolve encaminhar pacientes a hospitais de referência para diagnóstico

Por Gabriel Rodrigues e Natália Oliveira
Publicado em 27 de fevereiro de 2020 | 06:00
 
 
 
normal

Para o infectologista Estevão Urbano, presidente da Sociedade Mineira de Infectologia (SMI), a confirmação de um paciente com  o novo coronavírus em São Paulo não acende um alerta maior em Minas Gerais – onde há cinco casos suspeitos: dois em Belo Horizonte e três em Pouso Alegre.

O que preocupa é a quantidade de países onde a doença se espalha. “O leque de locais é maior, então o volume de pessoas suspeitas se multiplica”, diz Urbano. 

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) tem um plano de contingência, com diretrizes de atuação para hospitais e médicos lidarem com a doença caso algum paciente seja diagnosticado com o novo vírus.
Hoje, Minas trabalha com o nível 1 de enfrentamento (o mais baixo de três níveis), que envolve encaminhar pacientes a hospitais de referência para diagnóstico.

Chega-se ao nível 3 se for verificada a transmissão do vírus de pessoa para pessoa em território mineiro. Segundo a secretaria, o caso confirmado em São Paulo não altera o plano.

Em BH, pelo menos dois casos suspeitos são investigados, informa o último boletim de saúde da SES. O primeiro é de uma mulher de 57 anos, residente na capital e com histórico de viagem a Dubai, Tailândia, Vietnã e Camboja. Ela está internada em isolamento em um hospital particular da capital mineira.

A outra paciente tem 25 anos e está no hospital Júlia Kubitscheck, com quadro estável. Ela também viajou à Tailândia, passando por Vietnã e Singapura e fazendo conexão em Abu Dabi e Madri.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!