É só as temperaturas começarem a cair para os mineiros logo procurarem alternativas para espantar o frio. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) está alertando para a chegada de uma onda de frio que provocará queda acentuada da temperatura até o próximo final de semana. 

Em Belo Horizonte, por exemplo, os termômetros vão despencar. A previsão é de que a mínima fique em torno de 16ºC nesta segunda-feira (16), podendo chegar a 5ºC na quinta (19). Há ainda possibilidade de chuva e geadas em algumas regiões do Estado. 

Para driblar o frio, muitos apostam em uma comida quentinha e bem saborosa, e procuram bares e restaurantes que oferecem as refeições. Grande parte de estabelecimentos que vende pratos mais consumidos no inverno investe em rodízios para estimular o paladar dos clientes. 

É o caso do Restaurante Boi Vitório, localizado na região Centro-Sul de Belo Horizonte, que nessa época do ano sempre inclui no cardápio várias opções de caldos e canjicas. “A gente aposta no caldo de feijão, de mandioca, na canjiquinha com costelinha e na canjica doce. Algumas pessoas consomem aqui mesmo, outras levam para casa, porque também vendemos por delivery,” informou Fabrício Silveira, proprietário do estabelecimento. 

Com o aumento no consumo das refeições, Fabrício conta que o restaurante prepara um rodízio para que as pessoas possam experimentar um pouco de todas as opções. O preço médio do rodízio é de R$ 25 e os clientes podem degustar à vontade. “Estamos com boas expectativas para esse ano. Com o fim da pandemia e com a chegada antecipada do frio, esperamos maior movimento nas vendas,” afirmou Silveira. 

Os dias do final de semana ainda são os que as pessoas mais procuram lugares para alimentar fora de casa, mas o proprietário do restaurante garante que muitas pessoas também buscam uma comida diferente no início da semana. “Nesse período, a gente vende as refeições típicas de segunda a segunda, porque acaba sendo a preferência das pessoas,” destacou. 

Hora de tirar o casaco do armário

Na manhã desta segunda-feira (16), nossa reportagem percorreu alguns pontos da capital mineira para ouvir o que as pessoas estão achando do tempo e como estão se preparando para os próximos dias. 

Veja: