Diagnóstico

Covid: positividade de testes inverte tendência e cai pela 1ª vez desde março

Marcador caiu de 45,3% para 40,6%, mas ainda está distante da taxa menor que 4% que atingia há pouco mais de dois meses

Por Gabriel Rodrigues
Publicado em 30 de junho de 2022 | 08:33
 
 
 
normal

A taxa de positividade dos testes de Covid-19 no Brasil continua muito acima do experimentado até março deste ano, quando não chegava a 4%, Mas, na última semana, ela caiu pela primeira vez desde o final daquele mês, quando disparou. Entre os dias 18 e 25 de junho, a taxa caiu de 45,3% para 40,6%, segundo análise do Instituto Todos pela Saúde (ITpS), organização de pesquisadores.

O taxa de positividade dos testes só não baixou na faixa etária de até 4 anos, em que registrou alta de 16% para 18%. As maiores quedas foram entre as pessoas de 40 a 49 (de 51% para 44%), de 10 a 19 (de 36% para 30%) e de 30 a 39 anos (de 47% para 42%). 

Os resultados convergem na direção da análise do mais recente boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado na última semana. Os pesquisadores avaliaram que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil continuam em um patamar elevado, mas parecem ter interrompido a tendência de elevação e se estabelecido em um platô.  

Entre os seis Estados do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil analisados pelo ITpS, o marcador caiu em cinco e continuou a subir apenas em Goiás, onde passou de 39% para 41%. A taxa de positividade em Minas Gerais foi menor que a média e ainda baixou de 35% para 33%. A mudança ocorre em meio à disseminação das variantes da ômicron BA.4 e BA.5, presentes em quase 80% das amostras analisadas pelo instituto. “Como não há por enquanto a ocorrência de novas variantes, a tendência é que a taxa de positividade continue em queda”, avalia o comunicado que acompanha a nova análise. 

A pesquisa do ITpS utiliza amostras de testes realizados pelos laboratórios particulares Dasa, DB Molecular e HLAGyn. Desde fevereiro deste ano, os pesquisadores avaliaram cerca de 318,7 mil amostras de exames.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!