inclusão social

Dia Internacional do Surdocego: como essas pessoas se comunicam?

Estima-se que o Brasil tenha cerca de 40 mil indivíduos com diferentes graus de deficiência nos sentidos da visão e da audição


Publicado em 27 de junho de 2023 | 12:07
 
 
 
normal

Neste Dia Internacional da Pessoa Surdocega (27 de junho), essa comunidade celebra a criação da data nacional, que será lembrada em 12 de novembro no Brasil. A legislação que prevê esse marco foi publicada no Diário Oficial no último dia 21. O objetivo é conscientizar a população brasileira sobre as necessidades específicas e de políticas públicas para a inclusão social, combate ao preconceito e discriminação desse grupo. 

De acordo com a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), com base no Censo de 2010, estima-se que o Brasil tenha cerca de 40 mil pessoas com diferentes graus de surdocegueira: podendo ser congênita, desde o nascimento; ou adquirida, quando os sentidos da visão e da audição são afetados ao longo da vida.

Um dos grandes desafios da população surdocega é ter acesso a meios que facilitem a sua comunicação com o mundo. Isso porque a surdocegueira é caracterizada pelo comprometimento simultâneo da visão e da audição, que pode se apresentar em diferentes graus de perda auditiva e visual – baixa visão e baixa audição, cegueira e surdez profunda, cegueira e baixa audição, baixa visão e surdez profunda.

Em graus elevados o comprometimento desses sentidos pode tornar a percepção de mundo dessas pessoas bastante restrita, exigindo o desenvolvimento de diferentes formas de comunicação para compreender e interagir com a sociedade à sua volta. Por se tratar de uma deficiência única, o indivíduo surdocego necessita de uma atenção diferente daquela dispensada a pessoas com deficiência visual ou deficiência auditiva. 

Para o assistente social da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), Jonnathan Martins Galvão, atualmente o principal desafio enfrentado pela comunidade no cotidiano é o capacitismo, o preconceito por serem surdocegas. “É importante ressaltar que essas pessoas são capazes de desenvolver qualquer tipo de habilidade: estudar, trabalhar, praticar atividade física, esporte e constituir família, se desejar.”

Como essas pessoas se comunicam?

A forma como a comunidade surdocega se comunica envolve alguns recursos que podem ser utilizados de acordo com a necessidade de cada pessoa. Em alguns, por exemplo, a pessoa pode fazer uso de aparelho auditivo, de lupa eletrônica, linha braille (teclado adaptado) e tellethouch (um tipo de máquina de escrever adaptada).

O indivíduo surdocego ainda pode ainda fazer uso da libras tátil, braille e técnicas como o desenho da letra de forma na palma da mão e o tadoma (em que ela coloca uma das mãos no rosto da pessoa que está falando para perceber as palavras pelo movimento dos lábios, bochechas e vibração dos sons emitidos).

A data 

O Dia Internacional da Pessoa Surdocega é celebrado no dia do aniversário da escritora e ativista norte-americana Helen Adams Keller. Ela foi a primeira pessoa surdocega a concluir uma graduação em nível superior e batalhou pelos direitos das pessoas com deficiência.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!