Veja o vídeo!

Equipe do 'Jornal Nacional' sai em defesa de colega alvo de racismo

Jornalista que apresenta a previsão do tempo foi vítima de comentários preconceituosos no Facebook; internautas responderam com hashtag #SomosTodosMaju em apoio

Por Renato Torres
Publicado em 03 de julho de 2015 | 17:19
 
 
 
normal

Um dia depois de a jornalista Maria Júlia Coutinho voltar a ser alvo de comentários racistas nas redes sociais, a equipe do "Jornal Nacional", da Rede Globo, onde ela é responsável por apresentar a previsão do tempo, publicou um vídeo apoiando a colega, chamada carinhosamente de Maju. No vídeo, o apresentador Willian Bonner diz que tem um "recado" para os internautas e passa a palavra para a colega Renata Vasconcelos, que puxa o coro "Somos Todos Maju", junto com o restante da equipe.

 

 

#SomosTodosMajuCoutinho #SomosTodosMaju

Posted by Jornal Nacional on Sexta, 3 de julho de 2015

 

Nas redes sociais, a resposta veio rapidamente. Menos de uma hora após a publicação das imagens, o vídeo já havia sido visualizado mais de 711 mil vezes no Facebook e a hashtag #SomosTodosMajuCoutinho era o assunto mais comentado no Twitter em todo o mundo.

Em sua página no Facebook, a jornalista fez um post no qual dizia que "enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra".

O episódio que gerou toda a mobilização em torno de Maria Júlia aconteceu depois que uma imagem dela foi publicada no Facebook do Jornal Nacional e alguns usuários da rede social postaram mensagens preconceituosas. Em uma delas, o texto dizia que Maju havia conseguido a vaga no jornalístico apenas por causa do sistema de cotas.

Depois dos posts com conteúdo racista, milhares de pessoas saíram em defesa da jornalista nas redes sociais.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!