caso investigado

Estudante encontrado morto em festa na USP consumiu novo tipo de droga

Resultado de laudo do IML indicou a existência de 1 nanograma da substância, chamada de 25B-NBOM, por mililitro de sangue do rapaz

Por DA REDAÇÃO
Publicado em 16 de outubro de 2014 | 13:54
 
 
 
normal

Estudante encontrado morto após festa na USP morreu afogado depois de consumir 25B-NBOMe, substância considerada como um novo tipo de droga no Brasil. O fato foi confirmado com o resultado do lado do Instituto Médico Legal que indicou a existência de 1 nanograma da droga por mililitro de sangue de Victor, o que provocou intoxicação aguda.
 

Victor Hugo Santos, de 20 anos, foi encontrado na raia olímpica da Universidade de São Paulo no último dia 20 de setembro. O rapaz teria ido buscar cerveja sozinho, no momento em que desapareceu. Segundo o relato de amigos, Victor consumiu uma bebida alcoólica conhecida como "Amnésia" (vodca, soda e suco em pó).

Apesar do evento ter acontecido em um sábado, o corpo do rapaz só foi encontrado três dias depois. O caso ainda está sendo investigado pela polícia. As informações foram divulgadas pelo jornal Folha de S. Paulo.


Droga 25B-NBOMe

Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado neste ano, 25B-NBOMe é uma droga com um efeito alucinógeno diferente de outras substâncias. Ela é vendida como LSD em muitos países, inclusive no Brasil.

Alguns lugares como Estados Unidos, Grã-Bretanha e Suíça já registraram casos de intoxicação. Em 2013, dois jovens, um britânico, de 19 anos, e um suíço, de 20, morreram logo depois de ingerirem o 25B-NBOMe.

“Estou abismado”, diz o pai

São Paulo
. José Marques, pai do estudante Victor Hugo Santos se disse surpreso com a divulgação do laudo necroscópico do IML, que aponta que seu filho se afogou após consumir droga sintética. “Estou abismado com a divulgação desse laudo. Isso reascendeu nossa angústia.

Nesse momento, não temos condições alguma de conversar, me desculpe”, desabafou.

Ademar Gomes, advogado da família do estudante, confirma a conclusão apontada pelo IML. A droga 25B-NBOMe encontrada no corpo do rapaz causou intoxicação aguda.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!