Quer um desses?

Estudantes do Brasil criam robô que arruma casa e vencem concurso internacional

Hera usa inteligência artificial para realizar tarefas domésticas simples, como colocar o lixo para fora, tirar a mesa e servir pessoas

Por O TEMPO
Publicado em 20 de julho de 2022 | 10:36
 
 
 
normal

Estudantes de engenharia da Faculdade de Engenharia Industrial de São Bernardo do Campo, em São Paulo, venceram a categoria robótica do concurso RoboCup 2022, após inventarem um robô que arruma a casa. O concurso aconteceu em Bangkok, na Tailândia neste mês.

O robô Hera usa inteligência artificial para realizar tarefas domésticas simples, como colocar o lixo para fora, tirar a mesa e servir pessoas. Os brasileiros, que competiram com outros três mil participantes, ganharam o primeiro lugar da categoria At_Home, na qual são apresentados robôs que ajudam nas atividades de casa.

Para realizar os comandos, os robôs usam um sistema de navegação autônoma, que incluem sensores, câmeras e motores, conforme explicou à CNN o professor Plínio Aquino Junior, chefe do Departamento de Ciência da Computação e um dos coordenadores do projeto na FEI.

Segundo ele, os robôs conseguem acompanhar pessoas e reconhecer objetos e móveis, mesmo que estejam em locais diferentes dos originais.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!