Após pedido

Governo confirma exoneração do presidente do Instituto Chico Mendes

Saída de Adalberto Eberhard do instituto ligado ao Ministério do Meio Ambiente foi confirmada no Diário Oficial da União nesta terça-feira

Por Da Redação
Publicado em 16 de abril de 2019 | 10:50
 
 
 
normal

A exoneração do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o médico veterinário Adalberto Sigismundo Eberhard, foi confirmada em portaria publicada na edição desta terça-feira (16) do Diário Oficial da União (DOU), assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

O pedido de exoneração foi feito na última segunda-feira (15) pelo próprio Adalberto Sigismundo, que alegou "motivos pessoais" em carta enviada ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. O instituto é vinculo à pasta comandada por Salles.

De acordo com o jornal "O Estado de São Paulo", o presidente do instituto estava sendo pressionado por servidos do órgão a responder declarações de Ricardo Salles.

Durante visita, no último sábado (13), à região do Parque Nacional Lagoa do Peixe, no sul do Rio Grande do Sul, o ministro determinou a abertura de um processo administrativo contra servidores do ICMBio por eles não estarem presentes à reunião que acontecia na cidade de Tavares, em que estava presentes políticos, como o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), e representantes do agronegócio.

A sede do ICMBio responsável pelo parque fica na cidade vizinha de Mostardas, a 29 km de distância. O ICMBio é o órgão responsável pela gestão de 335 unidades de conservação federais no país. (com Estadão Conteúdo)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!