Pandemia

Governo negocia compra de 30 milhões de doses da Sputinik V e Covaxin na sexta

De acordo com a pasta, 10 milhões de doses da Sputinik V poderão ser entregues entre fevereiro e março; 8 milhões de doses da Covaxin poderão ser entregues ainda neste mês

Por Da redação
Publicado em 03 de fevereiro de 2021 | 19:02
 
 
 
normal

O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (3), por meio de nota, que negociará aquisição de 30 milhões de doses das vacinas contra Covid-19 Sputinik V, da estatal russa Gamaleya, e Covaxin, do laboratório indiano Bharat Biotech, nesta sexta-feira (5).

"A decisão de avançar as negociações ocorre após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar o novo protocolo com simplificação do processo de concessão de uso emergencial e temporário de vacinas, dispensando a realização de estudos clínicos de fase III. A expectativa da pasta é ter acesso aos imunizantes ainda em fevereiro", diz o texto encaminhado à imprensa. 

De acordo com a pasta, 10 milhões de doses da Sputinik V, caso um acordo seja firmado, poderão ser entregues entre fevereiro e março, conforme adiantou a farmacêutica russa. Posteriormente, a partir de abril, haverá produção de 8 milhões de doses no Brasil. 

Em relação à Covaxin, "com a mesma expectativa de êxito nas negociações", pontuou o Ministério, 8 milhões de doses poderão ser entregues ainda neste mês. O laboratório indiano informou que tem condições de entregar outras 12 milhões em março. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!