Diversos influenciadores digitais estão sendo acusados por internautas de divulgarem um golpe usando nome da varejista Shein. Segundo denúncias, os influencers fazem diversos posts em redes sociais afirmando que a empresa estaria pagando para que as pessoas avaliem as roupas anunciadas na plataforma. Esse pagamento aconteceria por meio de um outro aplicativo, diferente do app da marca. A Shein confirmou que se trata de uma fraude para "enganar usuários".
Uma das contas mais assíduas na divulgação das denúncias é o influencer Guga Figueiredo. Um dos vídeos publicado por ele, expondo os supostos golpes, tem mais de 128 mil visualizações no TikTok. O assunto também repercute entre os usuários do Twitter. Um post da usuária @Zabelacomzz compartilhando o vídeo de Guga tem mais de 1,5 milhões de visualizações na plataforma.
Mano isso aqui precisa ser mais falado, PELO AMOR DE DEUS !!!!!!
— Zabela (@Zabelacomzz) April 5, 2023
Link do vídeo 👇🏽https://t.co/VAdNUU03PN pic.twitter.com/aImeLMTsmj
Dinheiro na hora
Nos vídeos dos influencers, a proposta é de dinheiro fácil e na mesma hora. Basta entrar no aplicativo, identificado como Money Looks, visualizar as roupas e clicar em "gostei" ou "não gostei". Essas "avaliações" gerariam dinheiro automaticamente. Os influenciadores chegam a simular o saque direto no aplicativo, com envio feito por meio do PIX. Uma das influenciadoras, inclusive, simula um saque de R$ 800,00. O site, no entanto, é apontado como fraude e os saques não reais.
O argumento para essa "oportunidade" seria que a Shein estaria entrando em falência e reduzindo custos na produção de roupas. Então, para evitar a produção de peças com pouca saída, a empresa estaria contando com a ajuda dos consumidores.
A conta oficial da Shein no Twitter confirmou que se trata de um golpe. "Estamos cientes e o conteúdo em questão se trata de um site fraudulento usando o nome da SHEIN para enganar usuários e propagar fake news sem a autorização", disse em resposta a um usuário.
Oi, estamos cientes e o conteúdo em questão se trata de um site fraudulento usando o nome da SHEIN para enganar usuários e propagar fake news sem a autorização. Reforçamos que informações sobre nossa empresa serão sempre divulgadas nos nossos canais oficiais nas redes sociais
— SHEIN (@SHEIN_Official) April 5, 2023
A equipe de O Tempo entrou em contato com a marca e aguarda retorno.
Veja as principais reações da internet sobre o assunto:
Não mas a pior parte do golpe da SHEIN é a mona dizendo que eles tão falindo né kkkkkkk convenhamos, quem que acredita nisso?????
— Bic Müller (@bicmuller) April 6, 2023
é muita desonestidade com a audiência essas publicidades que prometem dinheiro fácil. a gente precisa entender que tem muita grana envolvida nesses golpes… muita.
— João Pedrosa (@joaoluizpedrosa) April 6, 2023
gnt pelo amor, da onde vocês tiraram que a shein ta falindo?? PARA DIVULGAR GOLPE AINDA
— giullia (@giulliabeauty) April 6, 2023
Nunca vou conseguir aceitar “influencer” que vem do NADA e aí ganha lá a visibilidade deles e começam indicar joguinhos, site de aposta E AGR NOVA MODA, O FALSO TRABALHO DA SHEIN. Cara, pessoal tá sem noção demais, não se importam com as pessoas que assistam eles caiam num golpe.
— Joves (@juliajoves) April 6, 2023