Covid-19

Mandetta: 'Lockdown pode ser necessário em algum momento em algumas cidades'

Ministro da Saúde, no entanto, descartou o fechamento total do país simultaneamente como mecanismo para combater o coronavírus

Por Pedro Augusto Figueiredo
Publicado em 28 de março de 2020 | 17:41
 
 
normal

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, fez um apelo aos governadores para que o país aja de forma coordenada no combate ao novo coronavírus. 

“Não tomem atitudes intempestivas de entrar com ações para entrar numa fábrica de máscaras e pegar as máscaras todas para. Agora é preciso coordenar a ação nacional. Se for dessa maneira de quem pode mais, chora menos nós vamos ter um problema em que todos vamos chorar”, disse o ministro em coletiva na tarde deste sábado, 28.

Ouça o que o professor da UFMG Gustavo Menezes disse ao podcast Tempo Hábil Entrevista sobre os desafios da primeira pandemia em tempos de redes sociais:

 

O ministro pediu também coordenação nas ações de restrição à circulação das pessoas. Ele admitiu que uma paralisação total pode ser necessária em algum momento no futuro.

“Não existe quarentena vertical, horizontal, não existe nada. Existe necessidades de arbitrar num determinado tempo qual é o grau de retenção que uma sociedade deve fazer. O lockdown, que é a parada absoluta, total, pode vir a ser necessário em algum momento em algumas cidades”, disse.

“O que não existe é um lockdown, um fechamento de todo o território nacional ao mesmo tempo desarticulado”, completou, ressaltando a necessidade de coordenação entre todos os níveis de governo.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!