Imunização

Minas segue PNI e não vai aplicar 4ª dose contra Covid em público até 39 anos

Orientação vale para a vacina bivalente, recomendada por enquanto apenas para público acima de 60 e imunocomprometidos


Publicado em 24 de março de 2023 | 21:35
 
 
 
normal

Minas Gerais não vai aplicar a 4ª dose, ou segundo reforço, contra Covid-19 no público entre 12 e 39 anos. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) informou ao Jornal O Tempo nesta sexta-feira (24) que deve continuar seguindo as recomendações do Programa Nacional de Imunização (PNI), que "recomenda a aplicação de um segundo reforço da vacina contra a Covid-19 para todas as pessoas com 40 anos ou mais".

Segundo a pasta, quando houver alteração nas recomendações do Ministério da Saúde, o estado deve adotar o novo esquema vacinal indicado. O mesmo vale para a vacina bivalente, no momento recomendada pelo PNI para vacinação de faixa acima de 60 anos e imunocomprometidos, conforme orienta a nota técnica. A pasta reforça ainda a eficácia da vacinação. "As vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e são eficazes na prevenção das formas graves da doença", diz a nota.

A nota técnica mais recente, divulgada no último mês pelo PNI, diz que "pessoas de 12 a 39 anos de idade não incluídas no grupo prioritário recomendado para receber as vacinas bivalentes e que não iniciaram a vacinação ou que estão com esquema vacinal incompleto, deverão realizar o esquema primário utilizando duas doses das vacinas Covid-19 (monovalente) e o reforço com intervalo mínimo de 4 meses entre as doses".

Ainda segundo a nota técnica, o planejamento da vacinação para 2023 tem como proposta o uso de vacinas bivalentes para grupos específicos em maior vulnerabilidade, riscos para complicação e óbito. Em Minas, por enquanto, a bivalente é aplicada apenas em idosos acima dos 70 anos, imunocomrpometidos, indivíduos vivendo em instituições de longa permanência (ILP), trabalhadores dessas instituições, pessoas das comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Leia nota da SES-MG na íntegra:

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que segue as recomendações do Ministério da Saúde. Atualmente, o  órgão federal, por meio do Programa Nacional de Imunizações, subsidiado por discussões na câmara técnica assessora em imunizações covid-19 e atuais evidências científicas, recomenda a aplicação de um segundo reforço da vacina contra a covid-19 para todas as pessoas com 40 anos ou mais de idade ( população geral). O intervalo mínimo para o segundo reforço deve ser de quatro meses após o primeiro reforço.

A SES-MG segue as recomendações do Ministério da Saúde para a administração das doses da vacina contra a covid e reforça a importância da vacinação para todas as pessoas incluídas nos grupos elencados. As vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e são eficazes na prevenção das formas graves da doença.

Mais informações sobre os casos da covid-19 e vacinação contra a doença em Minas podem ser acessados em:  https://coronavirus.saude.mg.gov.br/

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!