Comemoração

Missa celebra aniversário de 124 anos de BH na Catedral Cristo Rei

Celebração também marcou inauguração de presépio feito com materiais recicláveis

Por Simon Nascimento
Publicado em 12 de dezembro de 2021 | 17:03
 
 
 
normal

O aniversário de 124 anos de Belo Horizonte, celebrado neste domingo (12), foi comemorado com uma missa, nesta manhã, na Catedral Cristo Rei, no bairro Juliana, Região Norte de BH. A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo. 

O prefeito Alexandre Kalil (PSD) e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Agostinho Patrus (PV), também participaram da missa. Na ocasião, houve o lançamento do presépio da catedral, idealizado pelo artista Léo Piló em parceria com catadores de materiais recicláveis. 

Antes da celebração, Dom Walmor parabenizou a população de BH pelo aniversário da cidade. O líder religioso alertou que o momento é de comemoração, mas, também, de muitos desafios. “BH é uma cidade bonita, jovem e promissora. Temos uma grande tarefa, que precisa de todos, de uma construção cada vez mais avançada. Precisamos olhar os pobres, sofredores”, disse. 

Prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil também parabenizou o aniversário da cidade. Ele se disse orgulhoso por ocupar o cargo, e reconheceu dificuldades. “BH segue revigorando, trabalhando e como tudo que a gente ama também tem problemas, angústias. Mas temos que vencer, olhar para frente e ter esperança. Vamos fazer um futuro melhor” ressaltou.

Presépio 

Durante a celebração, Dom Walmor também abençoou o presépio inauguarado neste domingo. A decoração religiosa foi feita com a ajuda de associações de catadores de recicláveis e utilizou caixas de papelão, caixas de leite e suco, cascalhos, dentre outros materiais. 

O presépio vai ficar disponível à visitação até 6 de janeiro na Catedral Cristo Rei. A monitora ambiental Maria Cristina Santos, de 55 anos, participou da construção do presépio. Ela diz que foram feitas oficinas com catadores e demais participantes do projeto. “O nosso objetivo é mostrar que a gente consome muito desnecessário. Queremos mostrar que reduzir o consumo é importante. Quando a gente cuida da terra, do planeta, estamos cuidando de nós”, comentou.

A estrutura chamou a atenção dos fiéis que foram à missa. Entre os que tiraram fotos ao lado do presépio estava o aposentado Salvador Soares, de 72 anos. Voluntário da Catedral Cristo Rei, ele se mostrou surpreso e encantado com a decoração. “Acho o ideal, demosntrando a situação econômica que vivemos hoje, da necessidade de economizar”, afirmou o morador do bairro Etelvina Carneiro. 

Cantata

Após a missa, a banda da Polícia Militar de Minas Gerais se apresentou com uma cantara de Natal.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!