Santa Catarina

MP pede arquivamento de caso após professor alterar suástica no fundo de piscina

O símbolo nazista veio a público em 2014, quando policiais registraram a cara em um helicóptero

Por Da redação
Publicado em 22 de junho de 2021 | 17:04
 
 
 
normal

O professor de história Wandercy Antonio Pugliesi, que mantinha diversos itens relacionados ao ditador de extrema-direita Adolf Hitler, inclusive uma suástica nazista no fundo da piscina de sua casa, mudou o desenho e o processo aberto pelo Ministério Público de Santa Catarina pode ser arquivado. 

O órgão, por meio da 2ª promotoria de Justiça, manifestou-se favorável ao arquivamento da investigação de eventuais ilícitos nessa segunda-feira (21), e a matéria será analisada pelo Conselho Superior do MPSC.

A promotoria argumentou que, após Pugliesi ter descaracterizado o símbolo nazista na piscina na casa dele, foi oferecido a ele a oportunidade de assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que um processo civil fosse ajuizado.

O professor respondeu encaminhando uma foto da piscina. O procedimento foi encaminhado no último 15 de junho para o Conselho. 

A suástica nazista veio a público em 2014, quando policiais, que passavam de helicóptero próximo à residência, registraram e abordaram o homem.

Um processo criminal foi aberto, mas arquivado em 2016, devido a entendimento do MPSC de que o professor não teria cometido propaganda nazista, uma vez que o símbolo estava dentro de sua casa. Pugliesi não se manifestou. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!