Investigação

Mulher indiciada por 'vacina de vento' sabia o que estava fazendo, diz delegado

Delegado informou que a seringa com a dose não foi encontrada, mas acredita que o material tenha sido desviado ou até aplicado em outra pessoa

Por Da Redação, com Agência Brasil
Publicado em 18 de fevereiro de 2021 | 13:45
 
 
 
normal

O delegado Luiz Henrique Marques Pereira disse, ao jornal Extra, que a técnica de enfermagem flagrada em um vídeo simulando a aplicação da vacina contra a Covid-19 em Niterói, no Rio, em um idoso, sabia o que estava fazendo. Porém, na delegacia, ela não justificou o motivo de ter cometido o crime.

"Como uma profissional experiente vai justificar o motivo de não ter apertado o êmbolo de uma seringa na hora de aplicar a vacina? Por isso, ela se limitou a dizer que não sabia o motivo. Já descartamos a hipótese de que ela se esqueceu de apertar. Ela tinha plena consciência do que estava fazendo", disse o delegado ao Extra.

O caso foi filmado por um acompanhante do paciente que seria vacinado. Agora, a técnica de enfermagem vai responder por peculato.O delegado também informou que a seringa com a dose não foi encontrada, mas acredita que o material tenha sido desviado ou até aplicado em outra pessoa. 

Relembre

Apesar de outros casos parecidos que ganharam repercussão desde o início da campanha de vacinação, esse foi o primeiro indiciamento por problemas desse tipo. No vídeo, a família pergunta se de fato a vacina foi aplicada e a mulher confirma.

A situação ocorreu no posto drive thru montado pela prefeitura para a imunização dos idosos no campus da Universidade Federal Fluminense, na última sexta-feira.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informou que a profissional já está desligada do quadro de funcionários e que o caso foi denunciado ao Conselho Regional de Enfermagem. A secretaria disse também que a família do idoso foi imediatamente contatada, e ele recebeu a vacina no mesmo dia.

 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!