Crime

O que se sabe sobre o caso do anestesista preso por estupro no Rio?

Ele foi flagrado cometendo estupro contra uma paciente que estava dopada

Por O TEMPO
Publicado em 13 de julho de 2022 | 17:50
 
 
 
normal

O médico anestesista Giovanni Quintella Bezerra foi encaminhado na noite dessa terça-feira (22) para o presídio Pedrolino Werling de Oliveira, conhecido como “Bangu 8” e foi hostilizado por outros detentos.

Ele foi preso em flagrante na madrugada desta segunda-feira (11) depois de ser foi flagrado cometendo estupro contra uma paciente que estava dopada e passava por uma cesárea no Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, interior do Rio de Janeiro. 

O que aconteceu?

Giovanni Bezerra foi filmado por enfermeiras durante um parto e apareceu abusando da paciente que estava passando por uma cesariana na maca. Ele estava separado da equipe médica por um lençol cirúrgico e duas barras de ferro.

O registro mostra o anestesista inserindo o pênis na boca da mulher por cerca de dez minutos e limpando o rosto dela com um lenço. Ele foi detido em flagrante pela delegada de Atendimento à mulher de São João de Meriti, Bárbara Lomba, ainda na madrugada de segunda.

Como foi descoberto?

A Polícia Civil informou que funcionárias do hospital desconfiavam há, ao menos, um mês da postura do médico durante procedimentos. A investigação está “quase finalizada”, conforme a delegada.

Quintella usava “três métodos” para abusar de mulheres. Além de se “esconder” atrás do pano durante as cirurgias, ele aplicava doses excessivas de sedativos e pedia para que acompanhantes de gestantes saíssem da sala.

Por que a equipe desconfiou?

O comportamento atípico do anestesista e o exagero na aplicação de sedativos instigaram técnicos e enfermeiros. Uma profissional, de acordo com depoimento, havia enxergado o médico com o pênis ereto no dia da prisão, durante um dos procedimentos anteriores ao registrado.

A desconfiança fez com que a equipe realocasse o terceiro procedimento para uma nova sala e escondessem um celular para filmar a conduta. O aparelho foi posicionado dentro de um armário de vidro, com a câmera direcionada a Giovanni. Quando o vídeo foi assistido, "criou-se um clima de horror", completa o depoimento.

Quantas mulheres foram abusadas?

várias denúncias apuradas pela Polícia Civil além do caso flagrante. Ao menos duas mulheres depuseram contra o médico e há suspeita de que outros estupros tenham ocorrido.

O hospital informou que encaminhará aos investigadores uma lista de pacientes que foram acompanhadas pelo anestesista até esta quinta-feira (14). Ele também trabalhava em outras duas instituições de saúde.

Quintella participou de dois outros partos na segunda-feira, quando foi detido. Não se sabe ainda se elas foram abusadas, mas o inquérito não descartou a possibilidade. 

Quem é o anestesista?

O médico prestava serviço aos hospitais da Mulher, da Mãe e Getúlio Vargas, todos de gestão da Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro. Ele não era servidor público e atuava como pessoa jurídica.

O anestesista tem 32 anos e se formou em medicina no Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) e, em março, foi graduado como anestesiologista. Quintella afirmou que trabalhou em ao menos dez hospitais públicos e privados.

O que pode acontecer com ele?

Além de ser preso preventivamente, tanto a Secretaria de Estado da Saúde quanto o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) abriram sindicâncias para punir o médico.

O conselho de classe afirmou que um procedimento cautelar para suspensão do médico foi aberto devido à gravidade do caso, e um processo ético-profissional poderá cassar o registro dele.

Se for indiciado por estupro de vulnerável – que é um dos crimes investigados pela Polícia Civil –, Giovanni Bezerra pode cumprir pena de prisão de oito a quinze anos. A defesa do médico ainda não se pronunciou publicamente.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!