'lixeiras' dos rios

Pescadores flagram jacaré sendo devorado por piranhas em rio; veja o vídeo

O episódio foi registrado no fim de junho durante uma viagem de pesca esportiva pelo rio Javaés, no oeste do Tocantins.


Publicado em 05 de julho de 2023 | 09:06
 
 
 
normal

Um grupo de pescadores flagrou o momento em que um jacaré é devorado por um cardume de piranhas. O episódio foi registrado no fim de junho durante uma viagem de pesca esportiva pelo rio Javaés, no oeste do Tocantins. O vídeo foi compartilhado no Instagram e acumula mais de 1,6 milhão de visualizações.

Nas imagens, feitas pelo contador Kadson Luz, de 40 anos, é possível ver as piranhas entrando e saindo do corpo do jacaré, que está virado para cima. “Olha que doideira, mano. As bichas tão dentro dele, mano”, diz um homem ao fundo. Veja o vídeo:
 

O autor do vídeo, vive em Palmas com a família disse ao g1 que, nas horas vagas, se aventura em viagens para pescar nos rios do estado e afirma que essa não foi a primeira situação inusitada que viu nas excursões.

“Já teve cobra que subiu no caiaque. Desta vez, a gente não estava filmando. Cobra sobe, e você pula fora. Já vi arraias nadando na flor da água. Nessa vez, a gente até achou estranho, mas não aconteceu nada”, destacou.

Ao g1, o biólogo Aluísio Vasconcelos, especialista em répteis,  revela que o jacaré que aparece no vídeo sendo devorado por piranhas-vermelhas é da espécie Açu. Além disso, esclarece que o apelido de 'lixeiras' se dá por comerem os restos de outros animais mortos.

“São elas quem fazem a limpeza no rio Araguaia, rio Tocantins. Elas acabam sendo as lixeiras, porque os bichos que morrem elas comem tudo, não sobra praticamente nada”, explicou.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!