Mau comportamento

Procurador que espancou chefe quebra porta de cela e é isolado em presídio

O comunicado não deu mais detalhes sobre a desobediência de Demétrius Oliveira Macedo, preso em 23 de junho

Por Agências
Publicado em 19 de novembro de 2022 | 11:47
 
 
 
normal

O procurador Demétrius Oliveira Macedo, 34, preso após ser gravado agredindo a chefe dentro da prefeitura de Registro (SP), está em isolamento após quebrar o vidro de sua cela no Pavilhão II do Presídio de Tremembé, usando o estrado da cama. A informação foi confirmada à reportagem pela Seap (Secretaria da Administração Penitenciária). Em nota, a pasta informou que o detento foi "levado preventivamente" ao setor de isolamento e deve responder a um "procedimento apuratório disciplinar" por "desobediência à ordem de servidor, falta de educação com os colegas de cela e por descumprir os deveres com a manutenção da higiene pessoal e da cela".

O comunicado não deu mais detalhes sobre a desobediência de Demétrius, que foi preso em 23 de junho, três dias depois de agredir a chefe, a procuradora-geral do município de Registro (SP) Gabriela Samadello Monteiro de Barros, 39.

Segundo o boletim de ocorrência registrado pela vítima, a agressão ocorreu depois que ela solicitou a abertura de um processo administrativo contra o subordinado devido a sua postura "hostil e grosseira" no ambiente de trabalho. O homem não teria gostado da atitude da profissional e foi à sala dela questionar a situação. A discussão evoluiu para os golpes do procurador contra a chefe, que ficou com várias marcas pelo corpo, principalmente no rosto.

O inquérito policial reuniu fotos e vídeos da agressão, além de depoimento da procuradora-geral, para fundamentar o pedido de prisão de Demétrius.

Em entrevista ao UOL na época do crime, Gabriela afirmou que se sentia aliviada com a decisão da Justiça de prender o suspeito. Ela disse que acredita na possibilidade de seu colega não aceitar ser comandado por mulheres, já que ele vinha demonstrando descontentamento no trabalho desde 2019, quando uma mulher assumiu o cargo de chefia da Procuradoria-geral do município - cargo até então historicamente ocupado por homens.

Gabriela assumiu o cargo em 2021, sendo a segunda mulher na chefia da área. (Folhapress)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!