'ouro mil'

Quatro garimpeiros morrem em confrontos com a PRF e Ibama na Terra Yanomami

Agentes desembarcaram de aeronave quando foram recebidos a tiros pelos invasores; arsenal de armas de grosso calibre foi apreendido


Publicado em 01 de maio de 2023 | 12:09
 
 
 
normal

Uma operação de fiscalização de garimpo ilegal, conhecida como “Ouro Mil”, dentro da Terra Indígena Yanomami, terminou com quatro garimpeiros na noite desse domingo (30). A ação era comandada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pelo Ibama. Segundo a polícia, os agentes foram recebidos a tiros, assim que desceram da aeronave da PRF. Os policiais revidaram e atingiram as quatro vítimas, que não resistiram e morreram. 

Ainda de acordo com a PRF, a operação tinha o objetivo de “repelir a atividade de repressão ao garimpo ilegal.” No local do confronto, foi apreendido um arsenal de armas, com fuzil, três pistolas, sete espingardas e duas miras holográficas, além de munição de diversos calibres, carregadores e outros equipamentos bélicos. A ocorrência foi registrada na delegacia da Polícia Federal em Boa Vista, Roraima.

A polícia também informou que esta não é a primeira vez que os agentes federais são recebidos a tiros por garimpeiros ilegais na Terra Indígena Yanomami. Recente histórico aponta para ocorrências em outros acampamentos clandestinos, como nas comunidades Maikohipi e Palimiú, “sempre na tentativa de inibir o trabalho de desintrusão das terras demarcadas.”

Um ataque a tiros que ocorreu no sábado, 29, na comunidade Uxiu, também em Roraima, está sendo investigado pela Polícia Federal.A ação terminou com a morte de um yanomami, e outros dois indígenas feridos, em estado grave.

 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!