Ao divulgar os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, o Ministério da Educação (MEC) chamou a atenção para a grande chance de acesso ao ensino superior com as notas do exame. Uma análise inédita do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do MEC responsável pelo exame, revelou que 6 em cada 10 participantes do Enem teriam condições de cursar o ensino superior mesmo com uma nota abaixo da média nacional.  

Quem faz o Enem tem pelo menos três oportunidades de cursar uma graduação. A primeira é com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os alunos para as universidades e os institutos federais (além de instituições públicas estaduais e municipais). 

As pessoas que não conseguem uma vaga nas instituições públicas ainda têm a chance de tentar bolsas (integrais ou de 50%) nas particulares, por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). Nesse processo seletivo, os candidatos são pré-selecionados em duas chamadas, com muitas chances de ingresso. Quem não conseguir a bolsa nessas etapas ainda pode disputá-la por meio de lista de espera. 

Existe ainda uma terceira possibilidade, que é fazer uma faculdade particular com financiamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).  

Chance real

O MEC simulou as possibilidades para mostrar à população que não é preciso ter um desempenho excepcional no exame para concorrer aos processos seletivos baseados nas notas do Enem. 

“Todos os jovens brasileiros têm condições de usar o Enem para acessar a educação superior brasileira”, defendeu o ministro da Educação, Camilo Santana, durante a coletiva de imprensa que anunciou os resultados do Enem. 

Os processos seletivos para o Sisu e o Prouni começarão ainda em janeiro. Em breve serão anunciadas as datas do Fies. 

VAGA PELO SISU

Caso 1

Participante do Enem, da ampla concorrência, com nota 570: 

  • Chance de entrada em 842 cursos do Sisu;
  • 37% dos participantes com essa nota conseguiriam uma vaga;
  • Equivale a 1 milhão de participantes. 

Caso 2

Participante do Enem, concluinte do ensino médio na rede pública, com nota 532  

  • Chance de entrada em 1.658 cursos do Sisu, com a reserva de vagas;
  • 43% dos participantes com essa nota conseguiriam uma vaga;
  • Equivale a 357 mil participantes. 

VAGA PELO PROUNI 

Caso 3

Participante do Enem, da ampla concorrência, com nota 509 

  • Chance de entrada em 25% dos cursos do Prouni;
  • 61% dos participantes com essa nota conseguiriam uma vaga;
  • Equivale a 1,6 milhão de participantes. 

Caso 4

Participante do Enem, concluinte do ensino médio na rede pública, com nota 509  

  • Chance de entrada em 25% dos cursos do Prouni;
  • 53% dos participantes com essa nota conseguiriam uma vaga;
  • Equivale a 444 mil participantes. 

*Todos os casos consideram as notas de corte do Sisu e Prouni de 2023. Logo, em 2024, pode ocorrer alguma variação. 

Nas quatro simulações, os participantes com nota pouco acima da média nacional, no caso do Sisu, e mesmo abaixo da média, no caso do Prouni, teriam condições de cursar várias licenciaturas, além de cursos de engenharia, gestão, administração e até direito.