Exame da OAB

UFMG é a segunda melhor em direito

Entre as 50 tops há 34 federais, 13 estaduais e apenas três particulares


Publicado em 24 de setembro de 2011 | 21:23
 
 
 
normal

Brasília. As universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e de Viçosa (UFV) estão entre as cinco do país que apresentaram os melhores índices de aprovação no resultado preliminar do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de 20 aplicado entre julho e agosto deste ano.
Com 64,71% de aprovação, a UFMG fica atrás apenas da Universidade Federal do Sergipe (UFS), com 69,44% de aprovação. Na edição anterior do Exame de Ordem, a universidade sergipana já estava entre as melhores. Tinha sido a 11ª colocada, com 55% de aprovação. A UFV ocupa a quinta posição (60%).

As universidades federais foram as que apresentaram o melhor rendimento, com 34 entre as 50 melhores. Entre as universidades top 50, há 13 universidades estaduais. Em Minas, a única delas foi a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com 43,90% de aproveitamento.

As faculdades privadas apresentaram o pior desempenho, com apenas três entre as 50 melhores - a Faculdade de Direito Milton Campos, em Nova Lima, é a única instituição particular de Minas que aparece no ranking, com 43,33% de aproveitamento.

Para o secretário geral da OAB, Marcos Vinicius Furtado Coelho, o bom desempenho das federais é consequência da maior seleção na entrada dos alunos, além da qualidade do ensino. "Para entrar em uma federal, já é mais difícil. E os alunos são bem qualificados, o que influi no número de aprovados", pondera Coelho.

Ao todo, 18.002 (14,83%) dos 121.309 candidatos passaram no teste, segundo resultado preliminar divulgado na última sexta-feira.



Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!