Carne Fraca

União Europeia e mais sete países impõem restrições à carne brasileira

Japão, Suíça, México, Jamaica, China, Chile e Hong Kong definiram algum tipo de embargo aos produtos brasileiros depois de operação da Polícia Federal

Por Da redação
Publicado em 21 de março de 2017 | 20:06
 
 
normal

Sete países e a União Europeia impuseram restrições à importação de carne brasileira. Japão, Suíça, México, Jamaica, China, Chile e Hong Kong, além dos 28 países que compõem o bloco europeu, definiram algum tipo de embargo aos produtos brasileiros desde que a operação Carne Fraca foi deflagrada pela Polícia Federal na semana passada. A Coreia do Sul havia restringido a entrada de carne de frango no país, mas, depois de conversar com o governo brasileiro, decidiu liberar.

Japão

A embaixada do Japão no Brasil informou nesta terça-feira (21) que o país interrompeu a importação de carne produzida nos 21 frigoríficos que são alvo da Operação Carne Fraca, deflagrada na semana passada pela Polícia Federal (PF). A suspensão vale "até novas notificações" e inclui tanto o comércio de frango quanto de "outros produtos" com origem nas unidades investigadas.

México

O México suspendeu desde domingo a importação de carne de frango brasileira por causa da adulteração de alimentos para consumo humano, informou nesta terça-feira a autoridade sanitária mexicana em comunicado.

O México decidiu restringir de maneira precatória a introdução desses produtos no país, "até que a autoridade sanitária brasileira ofereça provas científicas e garantias sanitárias de qualidade e de segurança”, disse o Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Agroalimentar. A autoridade esclareceu que o México não importa carne de boi nem de porco do Brasil, apenas produtos como frango refrigerado, congelado e desidratado.

Jamaica

O governo do país caribenho apelou para que a população não coma carne brasileira e ordenou que supermercados retirem de suas prateleiras os produtos no setor bovino. Até que o caso seja examinado, toda a importação de carne brasileira será suspensa da Jamaica. Em determinados setores, o Brasil fornece 99% do mercado jamaicano de carne bovina.

Suíça

As autoridades suíças anunciaram que também bloquearam a entrada da carne brasileira produzida por empresas envolvidas na fraude revelada pela Polícia Federal. Berna não revelou o volume de importação. Mas indicou que seguiu o mesmo padrão adotado pela Comissão Europeia.

Hong Kong

"Tendo em vista que a qualidade da carne exportada do Brasil é questionada, por prudência, o Centro de Segurança Alimentar suspendeu temporariamente a importação de carnes congeladas e refrigeradas e carne de aves do Brasil com efeito imediato", informou comunicado do país asiático.

China

A China pediu ao governo brasileiro explicações sobre a Operação Carne Fraca. "Até receber as informações, a China não desembarcará as carnes importadas do Brasil", disse o ministro da Agricultura do Brasil, Blairo Maggi.

Chile

O Chile decidiu na segunda-feira (20) o encerramento temporário de suas importações de carne do Brasil depois das revelações feitas pela operação Carne Fraca. "O fechamento do mercado brasileiro de carne é temporário, até que eles informem se há frigoríficos autorizados a exportar para o Chile", informou o ministro da Agricultura, Carlos Furche em sua conta no Twitter.

União Europeia

A União Europeia decidiu suspender a importação de carne das empresas brasileiras investigadas na operação Carne Fraca. O bloco exigiu do Brasil a suspensão das exportações de carne por parte dos frigoríficos investigados.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!