Voos em Congonhas são suspensos após falso alarme de sequestro de avião

Avião da Azul se equivocou na comunicação com a torre de controle, segundo a Infraero


Publicado em 26 de agosto de 2023 | 09:30
 
 
 
normal

As operações do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foram suspensas durante uma hora na noite dessa sexta-feira (25/08) devido a um falso alerta de sequestro de um avião, segundo a Infraero. O voo Azul 4277, que vinha de Recife, enviou uma mensagem equivocada à torre de controle do aeroporto com o código utilizado para alertar sobre “apoderamento ilícito” da aeronave. 

Diante disso, o avião foi vistoriado pela Polícia Federal, que constatou a segurança, e as operações foram retomadas às 21h49, de acordo com a Infraero. Em nota, a Azul não cita equívoco no código, mas disse que voo AD 4277 apresentou uma suspeita de interferência ilícita e não apoderamento ilícito, como afirmou a Infraero. "Os procedimentos para essa situação foram seguidos pela companhia, por todas as instituições e autoridades envolvidas", afirma a nota. "Após a confirmação da normalidade, a aeronave seguiu para a posição de parada final. Os clientes e tripulantes desembarcaram em total segurança".

Na última semana, no dia 20 de agosto, outro voo da Azul também sofreu uma ocorrência de alarme falso. Um avião da companhia saía de Campinas, no interior de São Paulo, com destino a Cascavel, no Paraná, e precisou ser cancelado após um passageiro dizer que carregava uma bomba. A ameaça foi apurada pela Polícia Federal e descartada. O homem foi autuado em flagrante pelo crime de atentado à segurança do transporte aéreo, cuja pena varia de dois a cinco anos de prisão. 

(Com Fábio Pescarini/Folhapress)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!