JMJ

Xarás do líder da Igreja Católica vão para o Rio

Redação O Tempo

Por Litza Mattos
Publicado em 22 de julho de 2013 | 03:00
 
 
 
normal

Inspirado pelo exemplo de são Francisco de Assis, o cardeal Jorge Bergoglio inovou na escolha do nome para reger o seu pontificado, mostrando, pela primeira vez na história do catolicismo, uma opção que busca conduzir a Igreja pela via da pobreza e da caridade. Com a fé fortalecida após essa escolha do papa, jovens Franciscos que irão participar da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, pretendem utilizar o simbolismo do nome para fazer a diferença e se destacar entre as mais de 2,5 milhões de pessoas que são esperadas para o evento.



O santo italiano, conhecido por sua profunda relação com a natureza, também foi a inspiração para que a mãe de um engenheiro eletricista de São João del Rei – na região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais – escolhesse o nome de batismo do filho. “Minha mãe é muito devota do santo, e, quando o papa anunciou o nome, fiquei surpreso e feliz com a escolha, porque mostra o rumo mais simples, desapegado e humilde que ele dará ao seu pontificado”, conta Francisco de Assis Dias.

Sempre ativo nas atividades da Igreja, o engenheiro está organizando uma caravana de 50 pessoas para a JMJ. “Só o fato de termos uma jornada no Brasil já é motivo de grande expectativa pela presença do papa. Por isso, acho que vai ser uma experiência única para os jovens do mundo inteiro que vão estar no mesmo lugar, com o mesmo objetivo e vivendo algo tão bonito juntos. É algo muito grandioso para mim, por isso, quero e vou fazer parte desse momento”, afirma Dias.

E é justamente durante a sua primeira participação na Jornada Mundial da Juventude que o estudante Francisco Lara, 23, vai colocar em prática os exemplos mostrados pelo líder da Igreja Católica até agora. “Eu também procuro trazer questões de são Francisco para a minha vida, pois sempre busquei ser mais discreto e humilde. Além disso, vou ajudar na Semana Missionária, e essa experiência vai me ajudar como voluntário na JMJ. Ainda não sei que tipo de trabalho vou fazer, mas estou disposto a ajudar em qualquer coisa. Para me preparar, busco estar sempre fazendo orações diárias”, comenta.

Se pudesse se encontrar com o xará, o estudante acredita que ficaria sem reação. “Talvez viesse alguma coisa na cabeça, pediria a bênção dele, mas só de já estar em um evento com o papa me considero abençoado”, diz.


São Francisco de Assis
Nascido em Assis (Itália), em 1182, Giovanni di Pietro di Bernardone era um jovem extravagante e indisciplinado. Aos 20 anos, lutou na guerra que a cidade de Assis travara contra Perúgia e, ao retornar, percebeu uma intuição e decidiu abandonar a vida de futilidades. Deixou a família, os bens e até mesmo a roupa do corpo, dedicando-se exclusivamente a ajudar aos pobres. Ao entrar para orar em uma igreja em ruínas, Francisco ouviu a voz do Cristo dizendo: “Francisco, reconstrói a minha Igreja”. O jovem tentou usar a fortuna que tinha para ajudar na reforma do prédio, mas foi acusado de louco pelo próprio pai. Foi então que decidiu fazer voto de pobreza. Conhecido por sua relação profunda com a natureza, Francisco morreu em 1226 e foi canonizado dois anos depois.

Missionário
Um dos fundadores da Companhia de Jesus, Francisco de Jaso y Azpilicueta nasceu em 1506, na cidade de Xavier (Espanha). Teve a infância marcada pela violência da guerra entre o Reino de Navarra (onde ficava Xavier) e tropas castelhanas. Estudou filosofia em Paris (França), onde conheceu o francês Le Fèvre e o basco Inácio de Loyola. Juntos, eles fundaram a Ordem dos Jesuítas, congregação destinada ao ensino, à conversão e à caridade. A Igreja Católica considera que Francisco Xavier converteu mais pessoas ao cristianismo do que qualquer outro missionário. Conhecido como Apóstolo do Oriente, ele concentrou suas atividades na Índia e no Japão.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!