Terror na capital

Saiba quem é o segundo suspeito de envolvimento no atentado em Brasília

Alan Diego Rodrigues já foi candidato a vereador em Mato Grosso e participou de audiência no Senado

Por O Tempo Brasília
Publicado em 26 de dezembro de 2022 | 19:24
 
 
 
normal

Alan Diego dos Santos Rodrigues, apontado em depoimento de George Washington Oliveira Sousa como homem que pegou com ele o explosivo que depois foi colocado em um caminhão-tanque que ia para o aeroporto de Brasília, já foi candidato a vereador na cidade de Comodoro (MT) pelo PSD nas eleições de 2016, não sendo eleito. Ele tem 32 anos e é eletricista.

Ele está sendo procurado pela Polícia Civil após George Washington dizer que ele seria o responsável por colocar o explosivo no local indicado. O homem que já está preso diz, porém, que o combinado era explodir um poste, mas que Alan teria modificado a ideia para fazer o ataque no aeroporto, como inicialmente chegou a ser cogitado por eles.

Aliado do presidente Jair Bolsonaro, ele foi visto em diversas manifestações em Brasília e, nas redes sociais, sempre publicada sua participação em atos. A última postagem nas redes se deu há seis dias, quando postou imagens do grupo que estava diante do Palácio da Alvorada, esperando uma aparição do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em suas redes, ele também aparece ao lado de diversos políticos bolsonaristas, como o deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ), José Medeiros e Magno Malta, e em participando de atos ao lado do líder indígena Tsererê Xavante, que foi preso pela Polícia Federal, o que desencadeou manifestações violentas na capital federal no dia 12 de dezembro. Na ocasião, Alan também aparece entre os manifestantes que protestaram na porta da PF. Alguns tentaram invadir o prédio e outros colocaram fogo em carros e ônibus e depredaram pontos da cidade.

Em 30 de novembro, Alan Diego participou de uma audiência pública no Senado, realizada sob requerimento do senador Eduardo Girão (Podemos-CE), em que aliados de Bolsonaro questionaram decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O paraense George Washington Oliveira Sousa, que apontou o nome de Alan em seu depoimento, também participou da reunião

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!