Sem a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o presidente da República Lula (PT) enalteceu o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), durante anúncio de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Contagem, na região metropolitana. Mais cedo, quando ainda estava em Brasília nesta quinta (27), Lula já havia dito que Pacheco era um “grande nome” para as eleições ao Governo de Minas Gerais em 2026.

No evento em Contagem, o presidente ressaltou que o senador teve uma atuação importante na defesa da democracia e disse que trouxe Pacheco para a agenda em Minas para tomar "um banho do povo de Contagem".

"Além de ser um mineiro muito importante, ele (Pacheco) ainda teve coragem de dizer que, enquanto fosse presidente do Senado, a democracia não ia correr riscos. Por isso, cresceu a minha admiração por ele... Todas as coisas que a gente precisa aprovar em benefício do povo brasileiro quando eu preciso, eu vou no Pacheco. Eu convidei ele para vir em Minas, e disse: Você vai tomar um banho do povo de Contagem", afirmou Lula no evento.

O presidente ainda completou: "Eu só quero agradecer a Minas Gerais por me dar o Pacheco como companheiro e presidente do Senado".

Romeu Zema negou o convite para participar das agendas do mandatário petista, que visita ainda nesta sexta Belo Horizone e Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Segundo a assessoria de imprensa do Executivo, Zema estará no Norte do Estado. Quem o representou no evento em Contagem foi o vice-governador Mateus Simões.