Uma criação de aves caipiras certificada, que priorize o bem-estar animal, a sanidade e a sustentabilidade da produção. Estes são alguns dos aspectos que foram abordados pela coordenadora estadual de Pequenos Animais da Emater-MG, Márcia Portugal, durante uma palestra no evento Avicultor Mais 2025.

A coordenadora detalha os conceitos do programa Certifica Minas para ovos e frangos caipiras. O Certifica Minas foi criado pelo governo estadual para incentivar a melhoria da qualidade da produção agropecuária e abrir novos mercados para os produtores rurais mineiros, principalmente os agricultores familiares.

A certificação é voluntária e tem como objetivo atender às exigências de um consumidor cada vez mais atento à qualidade dos alimentos e ao bem-estar animal. A adesão ao programa não é apenas um diferencial comercial. Com a certificação, o produtor passa a ter um controle mais rigoroso de todos os processos produtivos, melhorando a gestão da propriedade, os registros de produção, a rastreabilidade do alimento e as boas práticas sanitárias. Ouça o podcast.