Em julho, várias hortaliças apresentaram uma redução de preços em Minas Gerais. Um levantamento da Emater-MG em cotações no atacado na Ceasa Minas, em Contagem, mostra que entre as hortaliças mais consumidas no estado, a cenoura, a batata, a cebola e o alface tiveram baixa de preços no atacado no mês passado.
O coordenador técnico estadual de Olericultura da Emater-MG, Georgeton Soares comenta que a boa oferta de cenoura, assim como de batata e de cebola no mercado, o que contribuiu para a queda nos preços desses alimentos. Em São Gotardo (MG), um dos principais polos produtores de cenoura do estado, a safra 2024/25 do produto registra preços muito abaixo das expectativas dos agricultores.
De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a caixa de cenoura “suja” de 29 kg foi negociada por R$ 15,25 em abril de 2025, um valor bem abaixo dos R$ 108,00 por caixa do mesmo período de 2024. A boa colheita do primeiro trimestre e o início da temporada de inverno vem gerando uma pressão negativa nas cotações da raiz. Ouça o podcast.