Julho é o mês dedicado à conscientização e combate às hepatites virais. doenças silenciosas que, muitas vezes, se manifestam com sintomas comuns a outras infecções, como febre, dor abdominal, náuseas e mal-estar.

No entanto, quando sinais mais específicos surgem, como urina escura, fezes claras e pele amarelada aparecem, o corpo pode estar emitindo um alerta sério. Estes indicam a necessidade de investigar possíveis hepatites. No Brasil, os tipos mais comuns são as hepatites A, B e C, que possuem diferentes formas de transmissão e impactos no organismo.

O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento eficaz e a prevenção de complicações mais graves, como cirrose e câncer de fígado, que podem ser causados pelas hepatites B e C, as mais comuns no Brasil. No episódio de hoje do Interessa, ajudamos você a entender como identificar os sinais e por que essa conversa pode salvar vidas.

O Interessa vai ao ar de segunda a sexta, ao vivo, às 14h, nos canais O TEMPO LIVRE e O TEMPO, e também está disponível no Spotify!