A cantora Naiara Azevedo revelou que convive com a menopausa desde os 28 anos, enfrentando sintomas como ondas de calor, insônia e alterações de humor. Apesar de parecer incomum, a situação não é isolada: segundo a Organização Mundial da Saúde, a menopausa precoce afeta 1 em cada 100 mulheres antes dos 40 anos - e até 1 em cada 1.000 antes dos 30.

No episódio desta terça-feira (02) do Interessa, Renata Zacaroni comanda o debate que vai contar, ainda, com a participação das jornalistas Flaviane Paixão e Tatiana Lagôa e com o convidado do dia, o Dr. Márcio Rodrigues, médico ginecologista, membro da Comissão Nacional Especializada de Climatério da Febrasgo e diretor executivo da SOGIMIG. Ele traz um olhar clínico e humano sobre o tema, ainda marcado por tabus. Embora os sintomas sejam os mesmos da menopausa natural, as repercussões emocionais e físicas da menopausa precoce podem ser ainda mais intensas, já que muitas mulheres não esperam encarar essa realidade tão cedo.

O programa também discute questões práticas e fundamentais: como diferenciar os sinais da menopausa precoce de outros problemas de saúde? A reposição hormonal é segura para todas? É possível prevenir ou apenas detectar precocemente? E, sobretudo, como dar voz às mulheres que vivem essa experiência sem reduzir o assunto apenas ao fim da fertilidade?

Saiba no Interessa! O programa vai ao ar, ao vivo, às 14h nos canais O Tempo e O Tempo Livre no Youtube.