Toda empresa líder de mercado tem sua fórmula de sucesso. No caso da FSB Comunicação, maior agência do setor no país, a aposta foi aumentar os serviços ofertados sempre que o mercado apresentava uma necessidade. Criado em 1980 como uma empresa de eventos, o grupo envolve hoje, além da Comunicação, a FSB Relações com Investidores, FSB Vídeo, FSB Design, FSB Publicidade e a mais nova unidade, FSB Consumo. “Somos a única agência do país com essa gama de serviços disponíveis ao cliente. A estrutura que a FSB oferece é, sem dúvida, o seu grande diferencial”, afirma o diretor geral da FSB em Belo Horizonte, Teodomiro Braga.
A estratégia deu certo. A FSB hoje atende cerca 200 clientes, nacional e internacionalmente, sendo 91% do setor privado e 9% do setor público. “São de todos os portes, desde grandes corporações até start-ups”, conta Braga.
A empresa emprega cerca de 700 profissionais em sete escritórios, sendo duas unidades no Rio de Janeiro, e as demais em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Campinas e Nova York. Primeira no ranking nacional das agências de comunicação publicado no “Anuário da Comunicação Corporativa”, a FSB faturou R$ 202 milhões em 2014, ante R$ 103 milhões da segunda colocada. Internacionalmente, a FSB tornou-se a 22ª agência de comunicação corporativa do mundo, segundo relatório do portal “The Holmes”.
Consumo. A crise econômica não assustou a FSB, que em maio de 2015 trouxe novos profissionais, como Teodomiro Braga, e abriu um novo negócio. “A criação da FSB Consumo é um lance ousado da empresa para continuar nessa trajetória de expansão, mesmo com a crise econômica. Há algum tempo, os sócios já vinham identificando a necessidade de promover essa transformação, em função do crescimento do marketing digital, da integração das plataformas e da monetização das redes sociais dos portais de informação”, avalia Braga.
“O foco da FSB Consumo é o aumento de vendas dos nossos clientes, principalmente na área do varejo. É unir esforços para conseguir esse resultado específico”, complementa.
Para Braga, os meios digitais vieram para mudar a comunicação e também sua relação com o mundo corporativo. “É uma revolução, e na comunicação ela é mais ampla. Eu estou me adaptando e a FSB também. Quem não buscar se colocar nessa realidade vai ficar ultrapassado. Hoje os nossos clientes se comunicam com seus clientes pelos meios digitais”, analisa o diretor.
Cinco sócios
Nome. A FSB Comunicação foi fundada por Francisco Soares Brandão, e suas iniciais dão nome à empresa. Os outros sócios são Marcos Trindade, Magno Trindade, Flávio Castro e Tom Camargo.
Privado e público
200 Clientes são atendidos pelo grupo FSB tanto no Brasil como internacionalmente
91% dos clientes da agência encontram-se no setor privado
9% estão no setor público. A FSB atende órgãos municipais, estaduais e federais
Clientes FSB
Nacionalmente:
Andrade Gutierrez Confederação Nacional da Indústria (CNI)
Avon
Ipiranga
Ambev
Renner
Ministério da Saúde Ministério do Turismo
Em Minas Gerais:
BDMG
AeC
Minas Arena – Mineirão