Tema central do debate político no país, a identificação das fake news é o objeto de estudo de três projetos brasileiros premiados pelo programa de fomento à pesquisa científica do Google, o Latin American Research Awards (Lara). A divulgação dos 26 projetos contemplados, entre 300 inscritos, aconteceu nesta terça-feira (23), na sede do Google em Belo Horizonte. Ao todo, as premiadas vão receber R$ 2 milhões da empresa.

“Estava nos Estados Unidos em 2016 e acompanhei o uso das fake news nas eleições. Quando voltei ao Brasil, iniciei meus estudos porque sabia que aqui seria igual. E foi”, comenta o professor da Unicamp Anderson Rocha. O software de Rocha emprega aprendizado de máquina para determinar a autoria de notícia, o estilo de escrita e se o texto foi montado a partir de outros. Com o prêmio do Google, ele pretende desenvolver um protótipo para colocar o algoritmo desenvolvido à disposição dos internautas.

Também contemplado, o estudo do professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG Wagner Meira inclui o contexto – ou seja, qual é a fonte da notícia e quem a propagou – para identificar fake news e discurso de ódio nas redes sociais. Nesse último caso, a avaliação do contexto por meio da inteligência artificial aumenta em até 20% a eficácia do software. “A determinação desse contexto permite uma detecção muito mais efetiva”, explica Meira.

Outro projeto oriundo do DCC/UFMG e também premiado é o portal eleiçõessemfake.dcc.ufmg.br, que visa dar transparência sobre quais são os textos mais compartilhados nas redes sociais em tempos de eleições. “Com o prêmio do Google, vamos ampliar a pesquisa para medir o grau de confiabilidade das informações”, conta o pesquisador do portal e doutorando do DCC/UFMG Júlio Soares dos Reis.

Segundo o diretor de engenharia do Google para a América Latina, Berthier Ribeiro-Neto, a premiação visa ajudar a comunidade acadêmica a desenvolver soluções para problemas das pessoas comuns. “O Lara visa suportar projetos em que o pesquisador está preocupado em utilizar o conhecimento, a tecnologia, o produto desenvolvido na universidade, para resolver problemas do homem comum”, explica Ribeiro-Neto.

 

Aprendizado de máquina é utilizado em projetos de saúde

O uso do aprendizado de máquina no setor de saúde foi outro destaque entre as pesquisas acadêmicas premiadas pelo Google nesta terça-feira. O projeto da professora Renata Vieira, da PUC-RS, usa inteligência artificial para identificar, em prontuários eletrônicos, eventos adversos para monitoramento da gestão hospitalar.

“Eventos adversos são aqueles que não deveriam acontecer no hospital. A ideia da tecnologia é apontar esses problemas de forma automática para liberar os profissionais para cuidar dos pacientes”, explica Renata Vieira.

Outros projetos na área de saúde premiados envolvem ajudar no pré-natal de grávidas com risco de pré-eclâmpsia, fazer uma identificação prévia de problemas baseado na ausculta cardíaca assistida por computador, auxiliar na locomoção de pessoas com deficiência visual, melhorar o diagnóstico da tuberculose e prever epidemias de zika.

Entre os 26 estudos premiados pelo Google, 17 são do Brasil, cinco colombianos, dois argentinas, um mexicano e um peruano.

Projetos de pesquisa científicada premiadas na edição 2018 do Latin America Research Awards (Lara) do Google 

Colômbia 

1 - Desenvolvimento de uma plataforma baseada em IoT para monitorar a mãe grávida em risco de pré-eclâmpsia: MotherNet 
Autores: Sixto Campana Bastidas e Edna Rocio Bernal Monroy 

2 - Sistema portátil para auxiliar deficiente visuais na navegação em tempo real com uma câmera RGBD, um dispositivo de 
processamento integrado e feedback háptico 
Autores: Eduardo Francisco Caicedo Bravo e Andrés Alejandro Díaz Toro 

3 - Modelos computacionais de cooperação em comunidades desprivilegiadas (educação financeira) 
Autores: Luis Felipe Giraldo Trujillo e Gilberto Jose Diaz Garcia 

4 - Ativando tarefas automatizadas de engenharia de software para aplicativos móveis de fonte fechada 
Autores: Mario Linares-Vásquez e Camilo Escobar-Velásquez 

5 - Ausculta cardíaca assistida por computador para centros remotos de saúde 
Autores: Winston Spencer Percybrooks Bolivar e Pedro Juan Narvaez Rosado 

México 

6 - Prevendo epidemias de Zika usando redes sociais e de contatos vetoriais 
Autores: Édgar Emmanuel Vallejo Clemente e Kevin Islas Abud 

Argentina 

7 - Um professor virtual para prática de pronúncia do idioma inglês 
Autores: Luciana Ferrer e Jazmín Vidal Domínguez 

8 - Evolutiz: geração de casos de testes multiobjetivo para aplicações Android em evolução 
Autores: Juan Pablo Galeotti e Ivan Arcushin 

Peru 

9 - Redução da complexidade, tempo e custo do diagnóstico da tuberculose através do uso de microscopia sem lentes, 
internet móvel e análise de imagens de computador 
Autores: Mirko Zimic Peralta e Jorge Coronel Herrera 

Brasil 

10 - DVFS Inteligente (redução o consumo de energia em programas que executam em smartphones) 
Autores: Fernando Magno Quintão Pereira e Junio Cezar Ribeiro da Silva 

11 - Geração automática de plano de patrulhamento policial com base em dados sobre crimes e notícias 
Autores: Nélio Alessandro Azevedo Cacho e Adelson Dias de Araújo Júnior 

12 - Identificação, autenticação e autorização em um contexto de internet das coisas – habilitando sistemas ciber-físicos inteligentes
Autores: Leonardo Barbosa e Oliveira e Antonio Lemos Maia Neto 

13 - Diagnóstico precoce do câncer de pele com redes generativas adversariais 
Autores: Sandra Eliza Fontes de Avila e Alceu Emanuel Bissoto 

14 - Algoritmos heurísticos para a alocação justa de terras e problemas de distritamento 
Autores: Marcus Rolf Peter Ritt e Alex Zoch Gliesch 

15 - Combatendo notícias falsas através da atribuição de autoria e da análise de filogenia 
Autores: Anderson de Rezende Rocha e Antônio Carlos Theóphilo Costa Júnior 

16 - Redes Neurais Eficientes para Alinhamento Imagem-Texto, Descrição Automática e Q&A Visual 
Autores: Rodrigo Coelho Barros e Jônatas Wehrmann 

17 - Detecção de eventos adversos em prontuário eletrônico 
Autores: Renata Vieira e Henrique Dias Pereira dos Santos 

18 - Sensoriamento de insetos praga através de uma rede sem fio de armadilhas inteligentes 
Autores: Paulo Roberto Ferreira Júnior e William Dalmorra de Souza 

19 - Moderando conteúdo falso e de ódio com contexto em redes sociais 
Autores: Wagner Meira Júnior e Manoel Horta Ribeiro 

20 - Comunicação e controle por meio da interação pelo olhar em realidade aumentada 
Autores: Carlos Hitoshi Morimoto e Candy Veronica Tenorio Gonzales 

21 - Uma abordagem para medir confiança de notícias 
Autores: Fabrício Bevenuto de Souza e Júlio Cesar Soares dos Reis 

22 - Estações autônomas de baixo custo para medir o impacto das mudanças climáticas nas geleiras 
Autores: Jorge Arigony Neto e Guilherme Tomaschewski Netto 

23 - Algoritmos anytime para encontrar configurações de máxima probabilidade em modelos probabilísticos profundos 
Autores: Denis Deratani Mauá e Heitor Reis Ribeiro 

24 - Domótica Assistiva Multimodal com Comunicação Alternativa e Aumentativa (Ano 3) (desenvolvimento de um novo sistema 
assistivo, denominado SMAD (System for Multimodal Assistive Domotics), para utilização por pessoas com deficiências 
motoras severas.) 
Autores: Teodiano Freire Bastos Filho e Alexandre Luís Cardoso Bissoli 

25 - Detecção de anomalias em rede de sensores automotivos utilizando aprendizagem profunda
Autores: Estevam Rafael Hruschka Junior e Antonio Carlos Falcão Petri 

26 - E-agricultor - Um aplicativo baseado em reconhecimento de imagem para auxiliar agricultores na identificação e 
controle de doenças do cafeeiro 
Autores: Renato Antonio Krohling e José Guilherme Mota Esgario